sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Variação da Semana

Escrever sua postagem construindo frases que possuam apenas um verbo.

Um comentário:

  1. TEXTO FRANCIELE
    No capítulo “Métodos pedagógicos e métodos epistemológicos” escrito por Fernando Becker no livro “Educação e construção do conhecimento” é descrito um artigo com três modelos de ensino/aprendizagem. Este artigo é baseado em acontecimentos dentro de sala aula, das atitudes dos professores e até mesmo pela organização do ambiente da sala. Sendo denominados: a pedagogia diretiva, a pedagogia não-diretiva e a pedagogia relacional. O primeiro modelo chamado de pedagógico diretivo é aquele que o professor é o detentor do conhecimento. Preconiza-se que o conhecimento vem do meio físico ou social. A aula é um ambiente instrucional, o aluno recebe ordens do professor. Este modelo é fundamentado pela base epistemológica empirista. A transferência do conhecimento é suficientemente para o aprendizado do aluno. Já que ele não possui nenhum. Sendo considerado um papel em branco. Assim, o professor o preencherá com o seu conhecimento. O segundo método pedagógico não diretivo o professor é o orientador das situações. E o aluno aprende por si. Este está baseado na epistemologia apriorista. O aluno já nasce com o conhecimento pré-determinado. O professor auxilia no amadurecimento deste. A terceira é a pedagogia relacional que se baseia no construtivismo. O professor instiga o aluno com um determinado assunto. E a partir daí o aluno vai construir seu aprendizado. Com suas vivências e seus conhecimentos anteriores. O conhecimento se dá por um processo de interação entre o sujeito e o objeto.
    A pedagogia utilizada nas escolas é a diretiva. Os alunos são instruídos pelos professores. O conhecimento se dá por repetição. Assim a educação torna-se um problema, pois acaba a repetição e também o “aprendizado”. O problema cresce ainda mais quando os alunos possuem algum tipo de dificuldade de aprendizado e de atenção. Estes necessitam de aula construtiva. Para que ele possa construir seu conhecimento por suas próprias ações.

    ResponderExcluir