O texto comenta três modelos pedagógicos (diretivo, não-diretivo e relacional). Estes trabalhados pelos professores. Na relação ensino/aprendizagem em sala de aula (Becker, 1994) <- ESSA FRASE NÃO TEM VERBO, ENTÃO NÃO TEM SENTIDO. O modelo diretivo assume um padrão de aula tradicional. O professor fala. O aluno escuta. Epistemologicamente conhecido como empirismo. Constitui-se do objeto para o sujeito. Professores, ainda utilizam este modelo pedagógico. O não-diretivo expõe o aluno. Livremente. Ele constrói. Conhecimento. O professor deve inferir o mínimo possível: um facilitador. Epistemologicamente conhecido como apriorista. O aluno tem bagagem genética. Constitui-se do sujeito para o objeto. Por fim, a pedagogia relacional. De epistemologia construtiva (????). Aluno e professor exploram os conteúdos. Ambos aprendem. Constitui-se do sujeito para o objeto e visce versa. As compreensões. Os conteúdos educativos. Para além do campo conceitual. Fazer história. Superação.
Os modelos são importantes para a minha pesquisa. Esta investiga os docentes da disciplina de ecologia. Qual modelo pedagógico é utilizado? Saberes docentes? Mobilizados? Necessidade de análise epistemológica da docência em ciências. Reflexões. Transposição didática. Tratamento pedagógico dos conteúdos. Contribuição com os estudos sobre a docência em ciências. Oportunizar. Discussões. Ampliar nas universidades e em outras redes de ensino.
Referências:
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan/jul. 1994
Os modelos são importantes para a minha pesquisa. Esta investiga os docentes da disciplina de ecologia. Qual modelo pedagógico é utilizado? Saberes docentes? Mobilizados? Necessidade de análise epistemológica da docência em ciências. Reflexões. Transposição didática. Tratamento pedagógico dos conteúdos. Contribuição com os estudos sobre a docência em ciências. Oportunizar. Discussões. Ampliar nas universidades e em outras redes de ensino.
Referências:
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan/jul. 1994
CAMILA,
ADOREI LER TEU TEXTO, POIS VI COMO FOSTE AO EXTREMO DA TUA VARIAÇÃO LINGUISTICA. NO PRÓXIMO, VAMOS PULAR JUNTOS DA PONTE. SEGURA NA MINHAAA MÃÃÃOOOOO.
;)
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