domingo, 22 de agosto de 2010

ASPECTOS BÁSICOS GERAIS DO SISTEMA NERVOSO
Resumo da primeira parte do texto "Neurociência e comportamento".
Postado por Celso Luiz Lopes Rodrigues
Nosso sistema neural é complexo, ainda que feito de partes simples. Os neurônios são células que operam como dispositivos elementares de acumulação de potenciais eletroquímicos, em conexão uns com outros, através das ramificações ditas axônios. Por sua vez, dendritos são pólos de recepção. A liberação dos potenciais eletroquímicos (pela troca de íons entre o núcleo do neurônio e o meio circundante, e deste com os axônios ou dendritos) provê um código de comunicação. Cada neurônio funciona avaliando a soma de sinais excitatórios (íons positivos) e inibitórios (íons negativos), recebidos de centenas ou milhares de outros neurônios a ele conectados. Se os primeiros excederem aos segundos, atingindo um certo limiar, há uma liberação de íons positivos, ou desencadeamento do chamado potencial de ação, um disparo pelos axônios, o que vai excitar o próximo neurônio numa cadeia. Essa troca pode ocorrer de 100 a 1000 vezes por segundo, mesmo assim milhões de vezes mais lenta que um impulso puramente elétrico através de fios metálicos. No entanto, as conexões neuronais se organizam numa trama extremamente complexa, permitindo obter sofisticados efeitos de resposta do sistema nervoso ao meio, em compensação às baixas velocidades da comunicação eletroquímica.

Há, na verdade, uma separação micrométrica entre os axônios e o neurônio, a fenda sináptica. São umas interessantes substâncias conhecidas como neurotransmissores, liberados nesta fenda pelo disparo do neurônio, que propiciam a abertura do axônio para haver a troca iônica. Os neurotransmissores são especializados, e agem apenas em alguns processos como as manifestações emocionais ou de fome, o pensamento, a produção de movimentos etc. Exemplos são a acetilcolina (movimentos, aprendizagem, memória), dopamina( movimento, aprendizagem, atenção), serotonina (sono, fome), noreprinefina (despertar, lucidez), glutamato (memória) etc. Alguma drogas agem pelo bloqueio ou mimetização de neurotransmissores, causando exacerbação de processos e, pela falta da droga, ausência de ação neurotransmissora e do estado fisiológico respectivo (crise de dependência).

O sistema nervoso central se compõe do encéfalo e da medula espinhal. É sede primária do nosso pensar, sentir e agir. A medula espinhal congrega vias ascendentes - carreiam informações sensoriais - e descendentes - portam comandos de controle motor. O encéfalo recebe informações complexas, processa-as (faz interpretações) e toma decisões a partir delas. Já o sistema nervoso periférico liga o SNC aos sentidos, músculos e glândulas. Os axônios se agrupam em feixes grossos, os nervos. O sistema periférico se divide em somático - controla os músculos esqueléticos - e autônomo - controla órgãos internos. O sistema autônomo é ativo - simpático - e inibitório equilibrador - parassimpático.

Em geral, os neurônios se organizam em redes neuronais, estruturas dedicadas a tarefas específicas, conforme vão se desenvolvendo, o que consubstancia o que se denomina, formalmente, aprendizagem, ou a construção de conexões sinápticas que vão fortalecendo e especializando cada rede neuronal. As redes neuronais se interligam pelo encéfalo todo, mormente no cérebro.

Tudo o que é psicológico é simultaneamente biológico. Esta é uma síntese já pacífica na Psicologia. A par disso, foi possível constatar outro fato crítico: partes diferentes do cérebro controlam aspectos diferentes do comportamento. Isto se construiu desde a antiga e agora ultrapassada "frenologia" de Franz Gall.

Nós somos sistemas bio-psico-sociais, das células aos órgãos, ao indivíduo e sua cultura. E em todos os níveis há algum processamento específico da informação. Verifica-se que o mesmo acontece mesmo com os animais simples, o que permite estudos feitos com eles serem extrapolados para o entendimento do nosso sistema nervoso.

Isso justifica, para educadores, que se estude o sistema nervoso, de modo a ter-se subsídios para maiores insights <- QUAL O SUPORTE EPISTEMOLÓGICO DESSA PALAVRA? sobre aprendizagem e, complementarmente, definição de procedimentos de ensino de maior performance cognitiva.


CELSO,
TEU TEXTO É UM "SUCO" DA PROPOSTA DE LEITURA. DESTE CONTA MUITO BEM DOS CONCEITOS. TODAVIA, VOU TE CONVIDAR A APROFUNDAR O EXERCÍCIO DE SÍNTESE E FORÇAR A ECONOMIA DE PALAVRAS.
JA

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