ENTRADA DIRETA A área mais fascinante do nosso corpo é o cérebro, quando o conhecemos passamos a ter um melhor entendimento sobre nossos pensamentos e ações. O sistema neural é formado pelos neurônios, que recebem e transmitem informações para outros neurônios ou para músculos e glândulas. Nossas ações, emoções e pensamentos derivam de um estímulo que um neurônio recebe de outro, através de mensageiros químicos, os neurotransmissores. O sistema nervoso periférico são nervos <-FICOU ESTRANHO ESSE COMEÇO que tem a função de conectar o sistema nervoso central aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas. Os estímulos recebidos pelos neurônios sensoriais são processados na medula e no encéfalo e, respondidos através dos neurônios motores.
O processo ensino/aprendizagem é intimamente ligado ao cérebro e este pode ser moldado por estímulos HUMMMMM, DEPENDENDO DA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA. QUE EPISTEMOLOGIA SUSTENTA ESSA TUA AFIRMAÇÃO?. Desta forma, a aprendizagem conecta a neurociência a educação. DAQUI Quando nós professores estamos no ambiente da sala de aula, acabamos esquecendo que estamos diante de variados cérebros. Nem sempre a aula “ideal” na opinião do professor é vista da mesma forma pelos alunos. Devemos tentar compreender como as características do cérebro de cada indivíduo contribuem na aprendizagem. Somente a neurociência não proporciona novas estratégias educacionais. Porém, poderá fornecer justificativas importantes que revelem porque certas abordagens e estratégias educativas são mais eficientes que outras. ATÉ AQUI PERDEU O ESTILO. FUGIU DO TEXTO E VIROU PROPAGANDA No ensino de Química quando demonstramos reações químicas, por exemplo, pedimos que os alunos sirvam-se da imaginação para perceber o que acontece. Ficamos propondo equações no quadro que simbolizam uma reação. Como, muitas vezes, os alunos não conseguem estabelecer algo significativo que leve a aprendizagem, normalmente o que se faz é a prática da “decoreba”. O aluno é levado a memorizar o que ele vê repetidas vezes no quadro. Porém, se entendermos que o cérebro contém informações que são estimuladas no processo de aprendizagem, o aluno pode desenvolver o entendimento. Para isso podemos estabelecer uma ponte entre a neurociência e as práticas educacionais, visto que a aprendizagem e a educação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro. <- ISSO É PÉROLA! TÁ AQUI UM FUNDAMENTO PARA PENSAR EM UMA TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário