segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fabrício Freitas

De acordo com o complexo texto Neurociência e Comportamento, <- BOA ENTRADA! tudo que é psicológico é, simultaneamente, biológico. Esta afirmação baseia-se na ideia que não existe pensamento lógico (psicológico) se não houver um cérebro, um corpo (biológico). O excelente filósofo Platão foi quem localizou com maior precisão onde o pensamento localizava-se, conseguiu determinar que seria em uma cabeça esférica, exatamente onde funciona nosso principal órgão, o cérebro. Já seu discípulo, e também fantástico filósofo, Aristóteles, acreditava que o pensamento partia do coração, pois este bombeia calor e vitalidade para todo corpo. <- ESCAMOTIOU DO ASSUNTO

Para que nosso <- AGORA JÁ PASSOU A SER TEU? HEHEHE ISSO É ESTRATEGIA PUBLICITÁRIA estudo sobre as neurociências possa tomar corpo, temos que entender primeiro o funcionamento do grande trabalho e da intensa comunicação neural. Nosso sistema de informações é formado por uma cadeia de sistemas, que vão se aglomerando de forma a constituírem desde o mais complexo até o mais simples dos sistemas. Um destes sistemas é chamado de Sistema Nervoso. Este é composto, basicamente, por neurônios que transmitem entre si, ou para os músculos e glândulas celulares, estímulos elétricos (potencial de ação) através das fendas sinápticas (espaços entre os neurônios). O sistema nervoso humano pode ser dividido em dois grandes grupos: Sistema Nervoso Central (SNC) – que é formado pela medula espinhal e pelo encéfalo, e pelo Sistema Nervoso Periférico (SNP), este tem a função de ligar o SNC aos receptores sensitivos, glândulas e músculos.

O Sistema Nervoso Periférico possui duas divisões, (1) sistema nervoso somático que controla os movimentos dos músculos esqueléticos e o (2) sistema nervoso autônomo que controla as glândulas e os músculos dos nossos órgãos internos. O sistema nervoso autônomo trabalha por conta própria, porém, em alguns momentos, pode ser manipulado pela consciência. Já o sistema nervoso central parte de uma simplicidade que é cada neurônio até um complexo sistema que permite que consigamos realizar nossas atividades diárias. Pois existem bilhões de neurônios comunicando-se entre si para que tenhamos capacidades como as de pensar, agir, refletir.


FABRICIO,

DESTE MIL VOLTAS E NÃO FOSTE NA "PLEURA". FICA ME DEVENDO ESSA.

É IMPORTANTE COMEÇAR A VER COISAS DO TEU PROJETO EM RELAÇÃO AO TEMA. ESSE TEXTO PEDIA VÁRIAS LEITURAS E RETOMADAS AO LONGO DA SEMANA..\

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpas, mas este texto foi, realmente, muito duro para mim! Creio que não consegui atingir o objetivo da semana. Peço, novamente, desculpas!

    ResponderExcluir