segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cláudia Schutz

Educação, ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas são conceitos que sempre estão presentes nos estudos acadêmicos. <- CLAUDIA, ESSA FRASE NÃO FOI UMA BOA ENTRADA. NÃO TRAZ INFORMAÇÃO NEM ATRAI. A busca por tentar compreende-los formulou ao longa da história várias teorias e modelos. Neste trabalho discutiremos duas delas a inatista e a behavorista.
A teoria inatista acredita que o homem já nasce pronto (biologia, herança genética), necessita apenas de um período de maturação para seu desenvolvimento. Dessa forma a escola deve respeitar e permitir que o aluno desenvolva sua própria forma de aprender. Esse aprendizado se dá através de insights (conhecimento sempre esteve presente no indivíduo, esse precisa apenas de um momento para que ele apareça).<- ESSE RECURSO DE USARA PARENTESES ESTÁ DEIXANDO TEU TEXTO TRUNCADO Tirando do professor e dos seus métodos de ensino a responsabilidade sobre a aprendizagem do aluno, já que esta é atribuida a fatores que não podem ser mudados. A teoria do comportamento coloca que os organismos ajustam-se aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. Essa teoria iniciou com Watson mas <- POXA, TE REVOLTASTE CONTRA A MINHA SUGESTÃO DE VARIAÇÃO :( teve como grande representante B.F. Skinner, que formulou uma série de conceitos como: comportamento respondente, estímulos - resposta, ambiente -sujeito, comportamento operante, reforçamento (positivo e negativo) entre outros.
A segunda teoria baseou muitas das práticas pedagógicas utilizadas hoje nas escolas. Estímulos - reposta (notas e outras incentivos para que o aluno cumpra suas tarefas), padrões uniformes para alcançar o objetivo que o professor estabelece para a classe, sem levar em conta as diferenças presentes na sala de aula. Sendo assim a aprendizagem seria uma forma de modificação do comportamento, e ao professor cabe construir um ambiente onde o comportamento dito correto do aluno seja reforçado.
O Trabalho que pretendo desenvolver quer justamente analisar as transformações pedagógicas ocorridas ou não <- VER O POST DA CARLA SOBRE ESSE "OU NÃO" a partir de um novo referencial curricular denominado "Lições do Rio Grande" nas atividades diárias dos professores. Esse referencial coloca as disciplinas por áreas de conhecimentos, para que estas trabalhem de forma interdisciplinar. Torna o aluno o agente principal do processo de aprendizagem, ao contrário do que as duas teorias acima citadas colocam o professor tem um papel decisivo no processo de aprendizagem do aluno, juntamente com suas práticas e modelos pedagógicos.
O professor passa a ser um mediador entre o aluno e o conhecimento, ele proporciona condições para que o aluno construa seu conhecimento independente de sua herança genética, a partir de atividades do seu cotidiano que dispertem seu interesse. Claro não podemos esquecer de citar que esse novo referencial como a maioria das teorias da área de educação, foi feita sem a participação dos professores, sem avaliar as reais condições de trabalho que disponibilizam, tornando assim muitas vezes sua prática deficitária.

CLÁUDIA,
VOU PEDIR PARA TI TER MAIS ATENÇÃO A PROPOSTA DE VARIAÇÃO DA SEMANA. ALERTO TAMBÉM PARA TERES UM TEXTO MAIS COESO, POIS SENTI DIFICULDADE DE LÊ-LO NESTA SEMANA.
[] 'S
JA


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