SUZI, LI A OUTRA VERSÃO J.A.
Resumo: No texto Beker afirma que existem três diferentes formas de representar a relação ensino-aprendizagem: (1) Pedagogia diretiva, baseada na epistemologia empirista, o professor acredita que o conteúdo pode ser transmitido. O aluno não passa de uma folha de papel em branco. (2) na pedagogia não-diretiva, fundamentada no apriorismo, o professor acredita que o aluno aprende por si mesmo, que este já nasce com o conhecimento programando na sua herança genética. O papel do professor é de auxiliar a aprendizagem do aluno despertando esse conhecimento já existente. Nesse modelo pedagógico o professor não interfere noprocesso de aprendizagem do aluno, sendo despojado de sua função, e a não-aprendizagem do aluno é considerada um déficit herdado explicado pelas condições socioeconomicas desavoráveis. (3) Na pedagogia relacional, fundamentada no construtivismo, o aluno só construirá algum conhecimento novo se ele agir e problematizar a sua ação. As relações de sala de aula passam a ser fluídas, o professor aprende enquanto ensina,e o aluno ensina enquanto aprende. Professor e aluno determinam-se mutuamente.
O que penso: O processo educacional deve gerar conflito e levantar dúvidas, exigindo que o estudante fique instigado a buscar respostas aos problemas apresentados, criando, modificando e construindo seu próprio conhecimento. O importante é que o estudante sinta prazer em aprender.
Contexto da minha pesquisa: As tecnologias digitais proporcionam ao professor e ao aluno uma maneira diferenciada de organizar o processo de ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Inúmeras são as possibilidades de simulações, de utilização de software e de objetos de aprendizagem digitais que podem compor a dinâmica do ambiente educacional para promover a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário