Suzi
A estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele tem sobre como o aluno aprende. <- ISSO É O SUCO DO QUE VIMOS ATÉ AQUI.
Na concepção epistemológica apriorista entende-se aprendizagem como um dom ou talento. Nessa perspectiva, o professor não trabalha nas estruturas cognitivas e afetivas do aluno, ele apenas desperta o conhecimento que sempre esteve ali. Caso isso não ocorra, alega-se que o aluno não aprende por um problema inerente a ele, como se o ensino não pudesse mudar essa condição. Aqueles que são considerados menos capazes são deixados ao longo do caminho e param de receber atenção, levando a exclusão. Essa abordagem tira do professor a responsabilidade sobre a aprendizagem dos alunos, sendo então atribuída a outros fatores que não podem ser mudados.
O Behaviorismo, análise experimental do comportamento, dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente. Os professores que seguem a teoria comportamentalista acreditam que os estudantes precisam de estímulos como “estrelinhas” ou outros incentivos para que respondam de forma adequada a proposta do professor. Sendo a aprendizagem uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor restringe-se a construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado. Por outro lado, os comportamentos não desejados do estudante, podem ser modificados através da punição ou da remoção dos eventos de reforço que mantém aquele comportamento. Há dois tipos de reforços: o positivo e negativo. O reforço positivo ocorre quando a presença de um estímulo aumenta a probabilidade de determinada resposta, por exemplo, quando a professora elogia o aluno que responde corretamente uma pergunta. O reforço negativo é quando aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua, por exemplo, quando um aluno tira notas baixas, ele muda seu comportamento, passando a estudar.
SUZI,
BOM RESUMO.
VOU PEDIR PARA LANÇARES MAIS COISAS SOBRE TEU PROJETO. ESTOU CURIOSO.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário