sábado, 14 de agosto de 2010

Texto da Roberta

De acordo com Becker (1994), BOA ENTRADA DE PARÁGRAFO existem três maneiras de representar o processo de ensino/ aprendizagem escolar (2 VERBOS). A primeira é baseada na pedagogia diretiva. Sua base epistemológica é o empirismo. Neste, o professor transmite os conhecimentos aos alunos. A transmissão é, para este modelo, a única forma de aprendizagem. A segunda é baseada na pedagogia não-diretiva. Sua base epistemológica é o apriorismo. Neste modelo, o professor não interfere na aprendizagem. Esta é determinada pela hereditariedade. O aluno aprende por si mesmo. Caso não aprenda, será considerado um “deficitário” (2 VERBOS). A terceira forma de representação diz respeito à pedagogia relacional. Sua base epistemológica é a relação entre sujeito e objeto. A aprendizagem não é determinada pela hereditariedade. Ela se dá pela ação e pela significação. Alunos e professores aprendem e ensinam concomitantemente uns aos outros.

Na escola, o ensino de ciências em geral, (ESSE EM GERAL SALVOU A TUA FRASE DE CAIR NUMA AFIRMAÇÃO PIEGAS) se dá através da primeira relação ensino/aprendizagem. O professor ensina os conteúdos que necessita. Os alunos devem prestar atenção e copiar (2 VERBOS). Neste processo de cópia eles aprendem. No entanto, ao saírem da escola os alunos nada mais sabem sobre o que lhes foi transmitido (3 VERBOS). Além disso, a maioria dos alunos não aprende o conteúdo. Isso gera o fracasso escolar. Este, leva à repetição e ao abandono.

As conseqüências deste modelo pedagógico são trágicas. As ciências são distorcidas. A aprendizagem não acontece. A memorização é esquecida. Os alunos saem da escola sem compreender o mundo em que vivem.

Por isso, temos pensado em alternativas para o ensino de ciências. Partindo do terceiro modelo pedagógico-epistemológico apresentado por Becker (1994). Partir de perguntas. Compreender o contexto escolar. Questionar os saberes. Propor ao professor que se desafie a ensinar através da pesquisa. Para isso é necessário refletir sua prática. Perceber que há novas maneiras de ensinar. É preciso que se despoje daquilo que soube sobre ser professor até então.

Pensamos um novo modo de ensinar ciências. Onde o aluno não seja tratado como objeto, ou folha em branco. Mas um sujeito que interage com o conhecimento. Que constrói seus saberes sobre o mundo pela ação. E que traz saberes de casa. Saberes estes que devem ser aproveitados pelo professor. Assim, o ensino de ciências poderá auxiliar na compreensão critica do mundo. As pessoas serão alfabetizadas cientificamente. E terão uma compreensão mais profunda do mundo em que vivem.

Referência:

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan/jul. 1994.


Oi Roberta,

Gosto da tua escrita. Ela é reta, mas tiveste que fazer algumas curvas para encurtar as frases e, mesmo assim, te perdeste, pois construiste algumas frases com mais de um verbo e algumas frases ficaram sem sentido. Começar com pronome a frase é roubada. tende a faltar o sujeito na frase.

Gostei das ideias. Estão bem articuladas.

Abraços,

JA


2 comentários:

  1. Pessoal, quem quiser visitar meu blog: http://observatorioextremosul.blogspot.com/

    Abraço =D !!!

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