Nesta semana temos dois textos para desbravar <- TEXTO DE JORNAL, ambos falam sobre Teorias Epistemológicas. O primeiro nos traz como Teoria o Inatismo, já o segundo trata da Teoria Behaviorista.
A primeira Teoria, Inatista, nos diz que o sujeito já nasce com todas as informações necessárias para sua sobrevivência no meio. Toda sua “inteligência” <- PQ ASPAS? É LITERALMENTE ISSO. já nasce com o sujeito. Com isto, temos que caso o aluno não consiga desenvolver suas aprendizagens a culpa é de sua carga hereditária. O professor passa a ser, apenas, um facilitador dentro da sala de aula, tem a “simples” missão de fazer com que o aluno desperte para o conteúdo abordado, tendo o famoso “clic”.
Já a Teoria Behaviorista nos traz exatamente o contrário, ela diz que o sujeito é capaz de aprender qualquer coisa, desde que seja condicionado PARA aquilo. Este condicionamento se da<- ACENTO de forma que a pessoa é treinada para realizar determinada operação. Com isto ela deve repetir tantas vezes quanto for necessário até que consiga aprender determinada atividade. Existem diversas formas para que este comportamento seja adquirido, desde métodos de extinção (onde uma reposta deixa de ser reforçada, como consequência, esta resposta poderá deixar de aparecer) como método de punição (o individuo recebe uma resposta negativa para determinada ação, com isto condiciona-se a não realizar esta atividade).
Acredito que nenhuma destas epistemologias cabe ao ensino, não só de Ciências, como de qualquer disciplina. Todos os alunos possuem estruturas cognitivas parecidas.<- ENTREI EM ESTADO DE CHOQUE QUANDO LI ISSO. ENTENDO QUE TU QUERES DIZER QUE ISSO SE APLCIA NA CONCEPÇÃO EMPIRISTA, HAJA VISTO QUE A PLURALIDADE DE CULTURAS E EXPERIÊNCIAS NOS FAZ VER QUE TEMOS INFINITAS POSSIBLIDADES DE ORGANIZAÇÃO. Com o ambiente sendo comum a todos os alunos, o ambiente também não interfere na aprendizagem dos alunos. <- E O MODO COMO CADA PERCEBE O AMBIENTE? Com isto creio que ambas as teorias Epistemológicas estão equivocadas. Não possuímos estruturas cognitivas herdadas geneticamente, nem o meio interfere de forma essencial < - O MEIO TEM PAPEL ESSENCIAL, ACHO QUE TU QUISESTE DIZER QUE ELE NÃO AGE DE FORMA DIRETA na construção intelectual do individuo. O ensino de ciências deve ser tratado de forma mais natural, relacionada ao dia-a-dia do estudante. Não sendo necessário o comportamento Behaviorista. Enquanto sua rotina diária vai se consolidando, o estudante vai criando <- COMO QUE CRIA? sua própria inteligência, não tendo herdado de seus pais.
No ensino de matemática não é diferente esta afirmação. Podemos ter em nossa sala de aula alunos filhos de engenheiros, contadores, entre outros. Mesmo assim, estes alunos podem não desenvolver de forma satisfatória as atividades propostas, ou seja, não carregaram consigo a facilidade com os números que os pais possuem. No caso da teoria Behaviorista, temos como exemplo a atualidade, onde os alunos são submetidos a diversos exercícios referentes a algum conteúdo. Para tanto estes exercícios não são garantia de aprendizado, isto pode ser verificado diariamente nas salas de aula tradicionais. Alguns professores seguem com este modelo de ensino. Ainda assim podemos perceber diversos estudantes com dificuldades para aprender. Como consequência, reprovam nesta disciplina. Isto reforça a ideia que estas teorias não garantem aprendizagem aos estudantes.
FABRÍCIO,
PRECISO QUE TU FALE MUITO NESSA AULA PARA EU VER COMO TU TE APROPRIOU DESSES CONCEITOS.
JA
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