segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Texto MIchele Fersula

CUIDADO COM O HORÁRIO DE POSTAGEM

Implicações do comportamentalismo e do inatismo em atividades práticas <- PESSOAL, BOA ESSA IDEIA DA MICHELE DE POR UM TÍTULO

Identificar os modelos pedagógicos presentes nas atividades práticas desenvolvidas nos cursos de licenciaturas em ciências naturais é extremamente necessário <- ISSO TORNA HOOLYWOODWIANO O TRABALHO. para conhecer os pressupostos epistemológicos que regem a prática docente <- A PRÁTICA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS? A PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES OU AS FUTURAS PRÁTICAS DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO?. Em geral os professores iniciantes se valem de métodos pedagógicos que são experienciados em sua formação acadêmica assim como também daquelas experiências que lhes forma marcante no período escolar. <- MUITO BOM. CITAR FONTE.
As atividades práticas quando elaboradas com base em um objetivo, atuam como um mecanismo auxiliar no processo de ensino. Porém, concepções epistemológicas equivocadas promovem o emprego incorreto desta importante ferramenta. Nota-se desta forma o emprego de práticas sem objetivo pedagógico. O texto “Aprendizagem e Inatismo” destaca exatamente uma destas concepções a apriorista. Com base neste modelo epistemológico vários autores como Wertjeimer (1880-1943), Kohler (1887-1967), Koffka (1886-1941), Lewin (1890-1947) e Rogers (1902-1987) defendem o inatismo, teoria em que a ideia de que cada indivíduo já traz consigo todo o seu conhecimento é defendida. NÃO É LEGAL COMEÇAR UMA FRASE COM OU SEJA, ISSO DEVERIA SER A CONTINUACAO DA ANTEIOR Ou seja, a inteligência, aptidão e <- OPS, FUGIU DA VARIAÇÃO habilidades são características hereditárias. Em uma situação pedagógica, o professor atua como um facilitador do processo de aprendizagem aja visto que o aluno precisa somente de um despertar para o conhecimento. Nesta perspectiva, o docente da graduação promove uma prática baseada naquilo que possa servir para despertar o conhecimento dos futuros professores.
O behaviorismo trata do comportamento do indivíduo como forma de reprodução de resposta a um estimulo. Esta tendência teórica serve de apoio para a epistemologia empirista, em que o meio externo produz uma resposta interna em forma conhecimento. Sabendo que este modelo epistemológico alicerça a pedagogia diretiva. Entende-se que as práticas desenvolvidas nos cursos de formação de professores onde os docentes seguem este modelo, as atividades servem apenas para transmitir algum conhecimento, algo oriundo do meio externo ira <- ACENTO produzir uma resposta em forma de conhecimento.

MICHELE,
OPA! ESTOU VENDO MAIS TRAÇADO O TEU PROJETO. QUE BOA ARTICULAÇÃO QUE SE VISLUMBRA.
VÁ POR AÍ MESMO.
JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário