CUIDADO COM O HORÁRIO DE POSTAGEM
Sendo que nesta teoria de ensino muda seu enfoque tradicional, passando o aluno como detentor do poder, sendo que a aprendizagem se dá conforme sua vontade. Portanto o professor torna-se um facilitador, tendo que respeitar a autonomia daquele aluno.
Este método de que o aluno aprende por si, tira toda a responsabilidade do professor. Se o aluno não aprende é porque tem algum problema de aprendizagem, nunca são seus métodos que estão errados.
Entretanto, essa metodologia de ensino não se encaixaria em uma sala de aula com alunos com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Por serem crianças que não conseguem ter uma concentração em uma determinada coisa, é necessário que os professores elaborem práticas pedagógicas que a atenção do aluno como jogos, aulas praticas, eles conseguindo construir ou visualizar a atenção deles ficará focalizada naquilo, então adquirindo um aprendizado.
As crianças com TDAH são muito inteligentes, no entanto apesarem ter pais de variadas profissões não possui um “dom” para determinadas atividades, principalmente por possuírem problemas de atenção e inquietude. Talvez com esse tipo de transtorno é preciso que o professor proponha temas para as atividades, até mesmo porque a maioria das crianças com TDAH não possuem um interesse em um determinado assunto, mas sim por vários ao mesmo tempo, embora começam a fazer várias atividades ao mesmo tempo não terminam nenhuma, pois sua atenção é desviada rapidamente. Já no Behavorismo o sujeito é capaz de aprender qualquer coisa, desde que seja condicionado. Skinner não leva em consideração o que ocorre na mente do individuo durante o processo de aprendizagem, sendo o que interessa é o comportamento de estimulo/resposta. Em minha opinião nenhuma das duas epistemologias encaixa-se em uma sala de aula possuem alunos com TDAH, pois uma a inteligência é hereditária e a outra diz que o meio em que está inserido interfere no seu aprendizado, quando lidamos com déficit de aprendizagem talvez tenhamos que dar uma mesclada em várias teorias para que estes alunos aprendam.
FRAN,
CUIDADO COM O HORÁRIO.
ATENÇÃO A PROPOSTA DE VARIAÇÃO DA SEMANA.
O QUE O APRIORISMO DIZ PARA TEU ESTUDO DO TDAH? ELE TEM MUITA FORÇA NISSO. PODES TRAZER ISSO PARA A DISCUSSÃO DA AULA?
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário