Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos.
Becker (1994) apresenta três modelos pedagógicos para representar a relação ensino/aprendizagem em sala de aula e a epistemologia em que ela se sustenta.
Na pedagogia diretiva, baseada na epistemologia empirista, o professor acredita que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno. O conhecimento é adquirido pelo aluno através de diferentes formas e estímulos. Para este professor o conhecimento vem do empirismo. O aluno nasce sem conhecimentos. Neste modelo o sujeito produzido é não-crítico, sem criatividade e sem curiosidade. Nada de novo acontece. O professor determina o aluno.
A pedagogia não-diretiva, baseada na epistemologia apriorista, acredita no conhecimento programado na herança genética. O aluno determina a ação/inação do professor. O ensino é desautorizado. A aprendizagem é absoluta. O docente não intervem no processo de aprendizagem do aluno. O aluno aprende por si mesmo. O professor desperta o conhecimento que já existe no aluno como herança genética.
Na pedagogia relacional, baseada na epistemologia relacional, professor e aluno determinam-se mutuamente. Nesta, a aprendizagem é construída como ação e tomada de consciência da coordenação das ações. Para este professor o aluno só constrói um conhecimento novo se ele agir. O aluno problematiza sua ação. O professor tem um saber construído. O aluno tem uma história de conhecimento. O professor constrói sua docência a cada dia dinamizando seu processo de aprender. O aluno constrói sua discência a cada dia ensinando aos colegas e professores. O resultado dessa sala de aula é a construção, a descoberta do novo e um ambiente fecundo de aprendizagem.
Que professor de Ciências e Biologia estamos formando? Aquele que vai reproduzir sem reflexão crítica as aulas que o professor lhe “deu”? Como o projeto Prodocência poderá contribuir para esta reflexão? A busca da interdisciplinaridade, almejada para o ensino de ciências, pode se concretizar pelo construtivismo? O Prodocência pode possibilitar ao licenciando este aprendizado do construtivismo?
CRISTINA,
BELO RESUMO. QUAL SERÁ A BASE EPISTEMOLÓGICA DO PRODOCÊNCIA? QUAL O MODELO PEDAGÓGICO QUE SE SUSTENTA? NEM IMAGINO. PARA ISSO É PRECISO PESQUISAR.
VOU TE CONVIDAR A ENTRAR NO DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DA VARIAÇÃO. SEMANA QUE VEM VAMOS NOS PERMITIR SE AVENTURAR E ESCREVER DIFERENTE?
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário