segunda-feira, 23 de agosto de 2010

REsumo Neuciência Lavínia

O segundo capítulo do livro sobre neurociência traz o embasamento biológico de como acontece organicamente no sistema nervoso os comportamentos humanos e processamento de informações. É comentado como o sistema nervoso se compõe, de células nervosas (os neurônios) até órgãos sensoriais e da forma como acontecem as sinapses. Bioquimicamente, o impulso nervoso se dá ao longo dos neurônios com uma despolarização da membrana celular do axônio (parte longa do neurônio) e depois com a ajuda de neurotransmissores, na passagem sináptica. No macro do sistema nervoso, temos o sistema nervoso central (a medula e o cérebro). A primeira responde pelas respostas rápidas que não são conduzidas até o cérebro com o arco reflexo. E temos o sistema periférico com nervos que conectam as sensações sentidas pelo corpo até o cérebro. É discutido também brevemente a autonomia do sistema, simpático e parassimpático que trabalham de forma contrária um ao outro.

Se pensarmos que trabalhamos como professores ou estudantes, é importante sabermos o mínimo como nosso cérebro trabalha, de forma a buscar alternativas de trabalho para facilitar o processo de ensino-aprendizagem <- QUAL A SUSTENTAÇAO EPISTEMOLÓGICO DO HIFEN DESSA PALAVRA? ELE TEM UM PESO ENORME. TU ESTÁS IGUALANDO ENSINO E APRENDIZAGEM em sala de aula. Por exemplo, sabendo que guardamos melhor as informações e as armazenamos por mais tempo quando os estímulos que nos chegam pelos sentidos permitem fazer conexões com o que já conhecemos, é possível pensar em metodologias que facilitem este caminho. Além disso, nos constituímos (e assim nossos alunos) como seres de identidade com uma história, através dessas conexões neuronais que estabelecemos durante toda a vida.<- PEROLA Daí a importância de tentar conhecer um pouco desses alunos para possibilitar que novas conexões neuronais se façam.

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