segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cláudia Schutz

Texto: Neurociência e Comportamento
O texto traz, de forma muito interessante, a discussão sobre neurociência e comportamento. Relata como a ciência tenta entender a parte mais fascinante do corpo, o cérebro. As perguntas mais frequentes tentam entender como o cérebro se organiza, de que forma e genética e as experiências vividas fazem a diferença nessa organização. Nos últimos anos, com estudos brilhantes o homem descobriu que existe uma conexão entre o cérebro e a mente, surgindo concomitantemente a frenologia (Marcas cranianas poderiam sinalizar as habilidades intelectuais e de caráter). Esse estudo trouxe uma riqueza de detalhes que permitiu que hoje soubéssemos que áreas do cérebro exercem determinadas funções. Sendo assim a partir do processamento de informações nos sistemas cerebrais, os homens cosntroem suas experiências com sons, imagens, sentimentos, memórias etc. Os seres humanos são formados através de sistemas formados por subsistemas e esses também compostos por subsistemas menores. Esses sistemas encontram-se ainda ligados a um enorme sitema que inclui família, comunidade, cultura onde este indivíduo esta inserido. Portanto fazemos parte de um sistema que precisa estudar como os aspectos biológicos, psicologicos e sociais trabalham e interagem no cérebro humano. <- CLAUDIA, AQUI FIZESTE UMA BELA VOLTA DE APRESENTAÇÃO, MAS ESCORREGASTE NA PISTA, POIS GASTASTE MUITAS PALAVRAS EM ASSUNTOS PERIFÉRICOS E NÃO FOSTE AOS CONCEITOS CENTRAIS, TAIS COM NEUROTRANSMISSORES OU FENDA SINÁPTICA.
No meu trabalho, através de análises sobre as mudanças nos referenciais curriculares, discutiremos os modelos pedagógicos e como esses contribuem ou não para a aprendizagem dos alunos. A aprendizagem está comprovadamente relacionada a fatores: biológicos, sociais, culturais e psicológicos. Com certeza os estudos relacionados com a neurociência são muito ambiciosos e trarão muita contribuição para a educação. Trabalhando em conjunto, a educação e a neurociência estarão próximas de conseguir uma aprendizagem interessante e de qualidade.
O TEU SINGELO RESUMO SE DESDOBROU NO COMENTÁRIO FINAL. NÃO CONSIGO CAPTURAR A RELAÇÃO DO TEU PROJETO COM O TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário