segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Michele Fersula

Segundo Becker (2001), existe três modelos pedagógicos fundamentados por pressupostos epistemológicos. Estes modelos representam a relação ensino/aprendizagem. O primeiro modelo, o diretivo, é fruto de uma epistemologia empirista. Por meio da transmissão do conhecimento ocorre o processo de ensino e aprendizagem. O professor, como proprietário do conhecimento fica encarregado de transmiti-lo ao educando (2 verbos). O segundo modelo pedagógico, o não-diretivo é fundamentado em um modelo apriorista. Neste caso o educando já trás consigo um conhecimento. Cabe ao professor despertar (EXATO, É ESSA A PALAVRA: DESPERTA-SE O QUE JÁ SE TEM)tal conhecimento. Porém, interferindo de forma reduzida neste processo. O terceiro modelo pedagógico, relacional, segue a epistemologia construtivista. Neste modelo existe uma relação entre professor e aluno, desta forma o conhecimento é alicerçado (2 VERBOS). Segundo o modelo pedagógico relacional, tanto o professor quanto o educando detêm certo conhecimento.

A proposta do meu projeto de pesquisa busca identificar (2 VERBOS) quais destes modelos pedagógicos descritos acima são ( E MAIS UM DELES) utilizados durante as atividades práticas nos cursos de formação de professores de ciências naturais. Durante a minha graduação pude perceber que as atividades práticas tinham um caráter transmissivo baseado na repetição e na comprovação daquilo que havia sido discutido na aula teórica em momento anterior a prática. Ou seja, meus professores, em geral, apresentavam concepções empiristas sobre as formas de conceber o conhecimento. Tenho por hipótese que o uso da pedagogia diretiva, mesmo que ultrapassada ainda persiste na atuação docente, porém, o modelo pedagógico não-diretivo, por ser mais difícil de ser posto em prática é pouco utilizado. E a pedagogia relacional assim como a diretiva se faz presente na atividade docente, porém com menor frequência do que a pedagogia diretiva. Durante a minha graduação pude perceber que as atividades práticas tinham um caráter transmissivo baseado na repetição e na comprovação daquilo que havia sido discutido na aula teórica em momento anterior a prática. Ou seja, meus professores, em geral, apresentavam concepções empiristas sobre as formas de conceber o conhecimento.



MICHELE,

Teu projeto se anuncia como uma contribuição interessante para a Educação em Ciências. Este texto é o teu chão.

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