segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Carla Crivellaro

O texto de Fernando Becker (1994), aborda três modelos e espistemes pedagógicas. A diretiva consiste de: ações com base epistemológica empirista. Sujeito determinado: Pelo mundo do objeto. Pelo meio físico e social. Professor é conteúdo. É estrutura. Morte da crítica e da curiosidade. Da criatividade. Educação bancária de Paulo Freire. Sem reciprocidade. Modelo da repetição. Reproduz ideologia. O não-diretivo, apóia-se no apriorismo. Conhecimento à priori. Hereditário. Tudo pode. O conteúdo vem do aluno. Solto. Auto-suficiência. A não aprendizagem. Explicada pelo: Déficit. Do herdado. Não superável. Mínima ou nenhuma a ação do professor. Relacional: de espistemologia construtivista. Explora o material. Problematiza. Campo aberto. Possui significado. Reflexão. Construção. Continuidade. Novo à cada dia. Cria outro, nele mesmo. Constitui objeto e sujeito. Consciência do sujeito. Coordena as ações. Relação fluída. Apropria-se da realidade. Criticamente. Atitude e coragem na busca. Joga-se para o futuro. Adianta-se ao tempo. Faz história. É sujeito.

Relaciono-me aos modelos... Difícil. Possuo uma espisteme? Um modelo pedagógico? Com certeza. Mas qual? Minha prática. Empírica. Mas não esse modelo diretivo. É livre. De pré-conceitos. A praia cor de chocolate. Suja para alguns. Feia. Minha fala. Permite. Reflexão. Novos conceitos. Reelaborados. Descobrem o novo. Potencialidades. O NEMA potencializa o belo. Abre espaço. Comunica. Populariza ciência. Transforma. Qualifica processos. Mostra alternativas. Se relaciona com a coletividade. Reflexão. E busque. Soluções. Conjuntas. Compartilhadas. Demanda políticas públicas. Constrói novos cenários socioambientais. Esse é o mundo que vivo. Organizações sociais. Movimento. Base. Conhecimento da margem. Para o centro. E vice-versa. Desafia o capitalismo. Não se vende. Não se seduz pelo capital. Dá voz à todos e todas. É aberto. Tem bem-querência. Forma opinião. Interdisciplinar nos saberes. Descubro!!! Constrói realidade. À partir de cada indivíduo. O mundo objetivo. Subjetiva-se.

CARLA, LIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNDDDDDDOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É PRECISO QUE DISCUTAMOS ISSO DE TUA ESPONTANEIDADE. SERÁ QUE TUA CRÍTICA NÃO TE LEVA A UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA QUE SUPERA O EMPIRISMO. NÃO É SÓ A EPISTEMOLOGIA QUE PERMITE A SUPERAÇÃO DO EMPIRISMO. EXISTEM OUTRAS LINHAS DE FUGA.
JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário