Tomando como base o texto “Neurociência e Comportamento”, saliento algumas considerações relevantes sobre o funcionamento cerebral.
Inicio lembrando que a psicologia fundamenta-se no princípio de que todos os processos psicológicos são, simultaneamente, biológicos. Para um melhor entendimento sobre pensamento e ação, é necessário entender o funcionamento da comunicação neural, que forma-se por bilhões de células conectadas, chamadas neurônios. Estes, por sua vez, são constituídos de forma simples, porém, seu sistema de informação neural é de extrema complexidade.
Cada neurônio consiste em um corpo celular e em suas fibras ramificadas. As ramificações dendríticas recebem as informações, enquanto o axônio transmite os impulsos para os neurônios, músculos e glândulas. Uma lamina chamada de bainha de mielina isola os axônios de alguns neurônios.
A atividade dos neurônios ou cerebral é medida em milésimos de segundo, se comparada a um computador, é muito lenta, pois a velocidade de processamento ocorre em bilionésimos de segundo. Sendo assim, possuímos um cérebro mais complexo que um computador, mas não tão rápido para a execução de tarefas simples. <- O QUE ISSO IMPLICA PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS?
Os neurônios estão entrelaçados e conectados NÃO. ELES NÃO TEM ENTRELACE apenas pela fenda sináptica ou sinapse, É PELA SINAPSE (NOME DA JUNÇÃO) quando um neurônio efetor dispara os neurotransmissores, o estímulo é repassado ao neurônio receptor produzindo, assim, a comunicação.
Os neurotransmissores são classificados de acordo com a sua função no corpo humano, dentre eles podem ser citados: a acetilcolina, responsável pela ação do músculo, a aprendizagem e a memória, a dopamina, influencia no movimento na aprendizagem, e a serotonina, que afeta o humor, a fome, o sono e a vigília.
A comunicação entre os neurônios controla o sistema nervoso. O encéfalo e a medula espinhal formam o sistema nervoso central (SNC), já o sistema nervoso periférico (SNP) liga o sistema nervoso central aos receptores sensitivos, aos músculos e às glândulas.
Os neurônios estão conectados de maneira a formar uma rede neural, que é estabelecida por meio da conexão de neurônios próximos. A modificação das conexões, em resposta aos estímulos, acarreta nas novas informações aprendidas pelo cérebro.
Por isso, o professor deve considerar que o processo de aprendizagem dos estudantes ocorre no cérebro, sendo assim, estudar o funcionamento dessa estrutura humana é uma maneira eficaz de nortear como os ensinamentos devem ser oferecidos aos educandos, visto que, a aprendizagem é uma experiência constituída pela mudança de comportamento, originada, principalmente, por fatores neurológicos.
DANIEL,
ESSE TEU ÚLTIMO PARÁGRAFO É A LUZ NO FINAL DO TÚNEL.
SEMANA QUE VEM QUERO VER UM FAROLETE INTEIRO NO FIM DO RESUMO.
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