quarta-feira, 25 de agosto de 2010

texto Franciele

No texto “Neurociências e comportamento” mostra o fantástico funcionamento do cérebro que nos proporciona o entendimento de atitudes do ser humano. Os neurônios formam o complexo sistema neural, que recebem e transmitem as informações através das sinapses. A sinapse é a região de contato de uma célula neural com outra, este processo é fascinante. Essas sinapses são elétricas, que passam de uma célula para outra sem alterações, ou químicas que é feita através dos neurotransmissores, chamados de “carregadores de informações”. Existem vários tipos de neurotransmissores com funções especificas, agindo em diferentes processos como o de ações, aprendizagem, pensamentos, entre outros. O complexo sistema nervoso foi dividido em central e periférico, sendo que o sistema nervoso periférico é constituído por nervos que se ligam ao sistema nervoso central. Esses nervos levam as mais diversas informações do corpo para o cérebro e vice-versa.
A neurociência vem proporcionando o conhecimento dos processos de aprendizagem, permitindo também identificar precocemente os alunos com esses problemas. Os estudos sobre o cérebro mostrou que ele é dividido em diversas áreas e cada uma com funções importantes e específicas. Assim, aqueles alunos que não conseguiam aprender foram analisados e diagnosticados com um mau funcionamento no cérebro, esse distúrbio de dois neurotransmissores, a dopamina e a serotonina, acontece lá na área pré-frontal do cérebro. Que é responsável pelo comportamento, regulação das atividades físicas e mentais, dos impulsos e dos pensamentos, tornando assim os alunos desatentos, impulsivos e hiperativos. Esses três sintomas caracterizam-os com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O conhecimento dos professores sobre o funcionamento do cérebro de um aluno com TDAH torna possível o entendimento de certas atitudes, mostrando que eles não são mal-educados, mas que possuem um distúrbio neurobiológico. E assim permitir o bom planejamento de seu trabalho, diferenciando suas práticas pedagógicas dentro da sala de aula, para ter a participação destes alunos e proporcionar o aprendizado para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário