Os textos apresentam duas concepções de aprendizagem diferenciadas. Para o Inatismo, o homem é um ser pronto desde o nascimento, necessitando apenas de um período de maturação para o desenvolvimento de suas estruturas. Enquanto para o Behaviorismo a aprendizagem acontece a partir das interações do sujeito com o ambiente. Os inatistas acreditam na aprendizagem apriorista, ou seja, que o estudante já possui o conhecimento, necessitando apenas despertá-lo. Essa concepção de aprendizagem é presente na prática de muitos professores de Matemática. Esses iniciam as aulas com as definições dos conceitos. Em seguida, apresentam exemplos, que geralmente são resoluções de algoritmos, em ordem crescente de dificuldade.
<- ISSO É UMA PRÁTICA BEHAVIORISTA Por fim, é proposta uma lista de exercícios
<- REPETIÇÃO É PRÁTICA DO BEHAVIORISMO. Esse professor acredita que os métodos utilizados são os mais adequados, pelo fato de seguir uma determinada lógica. Para o professor inatista, essa metodologia seqüencial propicia aprendizagem para “todos” estudantes, desde que esses não possuam dificuldade de aprendizagem (DA). A crítica que se faz a esse professor é devido a sua falta de compromisso com aprendizagem do aluno. Por outro lado, os behavioristas acreditam que para acontecer aprendizagem é necessária a organização de situações de aprendizagem. No entanto, é freqüente na prática de professores behavioristas a utilização de situações problemas, visando com isso, contextualizar a aprendizagem do estudante. O professor de Matemática pode propiciar condições para aprendizagem da sua disciplina com alguns recursos pedagógicos, por exemplo. O material concreto facilita a abstração de conceitos.
<- MINHA ATUAL PESQUISA É SOBRE ESSA A FRASE. O jogo, devido sua característica lúdica, pode motivar o estudante à aprendizagem. As situações problemas,
<- REALMENTE, É O QUE HÁ COMO FORMA DE PLANEJAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA quando relacionadas à realidade do estudante, podem propiciar um maior envolvimento discente também. Nesse sentido, emerge a minha pesquisa, em relação ao alcance das metodologias utilizadas pelos pibidianos. Inicialmente busca-se entender como é feito o planejamento das ações dos licenciandos. Em seguida, compreender como as atividades propostas contemplam os objetivos iniciais. Para isso será acompanhado o processo de elaboração das oficinas, bem como o desenvolvimento delas.
E NÃO TE PARECE INTERESSANTE VER QUE PRESSUPOSTO DE APRENDIZAGEM EXISTE NESSES PLANEJAMENTOS E OBJETIVOS? Robson Porto.
ROBSON,
TU ESCRITA É IRRETOCÁVEL.
TODAVIA, PRECISO QUE NESTA AULA, EM PARTICULAR, TU FALES MUITO. PRECISO VER COMO TU TE APROPRIASTE DOS CONCEITOS, POIS FIQUEI CONFUSO.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário