segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Inatismo e Behavorismo - Resumo Thais Rodrigues

Os textos apresentam dois métodos de aprendizagem o primeiro coloca que nossas ações junto com o ambiente influência o desenvolvimento da aprendizagem, esse método é conhecido como Behavorismo. O segundo método, o Inatismo coloca que nascemos completos, prontos para desenvolver a aprendizagem precisamos apenas de um tempo de maturação para que ocorra desenvolvimento pleno das estruturas. <- ESSA FRASE FICOU CONFUSA. RELEIA. Segundo este método o professor deixa de ser um mediador e passa a ser um facilitador, porque o ensino passa a ser do aluno que detém todo o poder. Dessa forma o ensino acontece por insights ou por "clics", quer dizer, o conhecimento sempre esteve com o individuo <- ACENTEO apenas esperando o momento para que surgisse involuntariamente. No entanto <- VÍRGULA aqueles que não tem <- ACENTO esses insights são desprovidos, não nasceram com o conhecimento específico para aquela área.
Este método faz com que o professor não se sinta responsável pelo processo de ensino- aprendizagem do aluno, bem como, gera muitas vezes casos de exclusão. quantas <- MAIÚSCULAS vezes já ouvimos professores dizer que aquele aluno que não conseguiu atingir a média porque tem problemas de aprendizagem, afinal seus colegas aprenderam e ele não. Muitos professores acreditam que o não aprender está vinculado a problemas geneticos <- ACENTO Alguns professores traçam o perfil do seu aluno de acordo com a profissão dos pais PONTUAÇÃO AQUI se são filhos de médicos deverão ser bons em ciências, se são contadores deverão ser bom na matemática, porém se seus pais são faxineiros ou cozinheiros serão bons em quê? Dessa forma muitos professores deixam de intervir no desenvolvimento do aluno passando a exclui-lo do mundo do conhecimento.
O behavorismo mostra que nosso comportamento deve estar vinculado com o ambiente. Segundo Skinner todo aprendizado esta relacionado a uma ação que trará um efeito, portanto partimos do pressuposto que toda resposta teve um estímulo. Muitos professores incentivam seus alunos dessa maneira. Por exemplo se todos resolverem os exercícios em silêncio e rápido poderão ir brincar no pátio. Muitas são as formas de incentivar um comportamento seja através de notas, de reforços negativos ou positivos, de punições, de discriminações ou generalizações.
A colaboração que os textos trazem ao meu projeto de pesquisa e que o sujeito precisa estar inserido num ambiente que propicie o seu aprendizado com professores-tutores que sejam mediadores do conhecimento e não apenas facilitadores.<- QUAL A DIFERENÇA ENTRE SER MEDIADOR E FACILITADOR? Afinal estamos inseridos num mundo que cada vez mais utiliza a tecnologia seja em ambientes educacionais ou em atos cotidianos do ser humano. Porém o texto sobre inatismo reforça o meu pensar de que o ensino pode modificar a realidade de qualquer pessoa, porque todos somos inacabados, ou seja, capacitados a aprender.

THAÍS,
TEU TEXTO VEIO COM MUITAS FARPAS ESSA SEMANA. VOU PEDIR UMA RELEITURA MAIS ATENTA DA PRÓXIMA VEZ.
TRAGA ESSA DISCUSSÃO DO PAPEL DO TUTORA PARA AULA.
PROCURE VER A VARIAÇÃO DA SEMANA.
JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário