segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto do Robson

ROBSON, CUIDADO COM O HORÁRIO DA POSTAGEM


O texto de Beker (1994) fala sobre os modelos pedagógicos e suas relações com as epistemologias. Iniciamente apresenta a pedagogia diretiva. Nesse modelo o professor transmite o conhecimento para o aluno. Essa pedagogia legitima-se pela epistemologia empirista. O professor representa o meio social. O aluno é a tábula rasa. Portanto, o aluno é determinado pelo professor. Em seguida, disserta acerca da pedagogia não diretiva. Esse segundo modelo na prática é, raramente, encontrado. O professor é um facilitador do aluno. O professor deve interferir o mínimo possível. O aluno já possui o conhecimento. Logo, o aprimora, apenas. A iniciativa do aluno é valorizada. O modelo sustenta-se pela epistemologia apriorista. O aluno conduz a sua aprendizagem. E, por último, expõem o modelo relacional. O professor propõe atividades significativas aos alunos. O aluno age a partir das suas inquietações. A partir da sua curiosidade. O professor conecta o conhecimento prévio do aluno com os conteúdos. Esse professor, construtivista, desenvolve uma epistemologia relacional. Nesse modelo o professor deixa de ser autoritário.
Com a pesquisa objetivo identificar algumas possibilidades, bem como, apontar alguns limites das metodologias utilizadas nas propostas pedagógicas de Matemática, desenvolvidas pelo grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID Matemática FURG. Para isso, acompanharei os bolsistas do PIBID, com o intuito de compreender os processos de elaboração e desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos licenciandos.

OI ROBSON,
PERCEBO QUE É O RESUMO CUJO ESTILO TEVE MENOR INFLUÊNCIA PELA VARIAÇÃO. CONSEGUISTE MANTER UM TEXTO DESLIZANTE.
SOBRE A TUA PESQUISA. QUAL SERÁ O FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO DO PIBID?
JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário