Resumo: Pedagogia diretiva. Baseada na epistemologia empirista. Conteúdo transmitido pelo professor. O aluno é uma folha de papel em branco. (2) Pedagogia não-diretiva. Fundamentada no apriorismo. O aluno aprende sozinho. Conhecimento na herança genática do indivíduo. Professor não interfere. Professor despojado de sua função. (3) Pedagogia relacional. fundamentada no construtivismo. Ação. Problematização. Relaçãoesfluídas na sala de aula. O professor aprende. O aluno ensina. Suzi, só discordaria aqui. O aluno ensina, o professor também. O professor aprende, o aluno tambem. Professor e aluno determinam-se mutuamente. <- Esta frase é pérola.
O que penso: Gerar conflito. Levantar dúvidas. Instigar. Buscar respostas aos problemas. Criar. Construir seu próprio conhecimento. Evoluir. Apropriação.
Contexto da minha pesquisa: Tecnologias digitais no ensino. Nova maneira de organização. Simulações. Utilziação de software. Objetos de aprenizagem digitais. Nova dinâmica do ambiente educacional.
Suzi, obrigado por aceitar os desafios de escrita. Consigo capturar perfeitamente que entendeste o texto.
Abraços,
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário