Os textos lidos apresentam duas concepções diferentes para a aprendizagem. A primeira percepção seria o inatismo, sustentando o homem como um ser completo, pronto desde o nascimento, carecendo, apenas, de um período de maturação para o desenvolvimento pleno de suas estruturas. O professor passa a ser considerado um facilitador, que não determina o que deve ser ensinado e aprendido, irá, apenas, ajudar com o necessário intervindo somente quando solicitado ou quando realmente a intervenção torna-se necessária.
A segunda teoria da aprendizagem denomina-se o behaviorismo, esta é fundamentada em comportamentos observáveis e repetidos até que se tornem automáticos. A aprendizagem é definida como a aquisição de novos comportamentos. Os indivíduos reagem reflexivamente ao ambiente. A mente é vista como uma caixa preta, ignorando a probabilidade de acontecimento de processos mentais. O professor deve analisar as respostas dos alunos fornecendo uma contribuição positiva ou negativa, com a intenção de aumentar a probabilidade da resposta desejada posteriormente.
Uma das maiores imprecisões que vivenciei no ensino a distancia, é de como aplicar os modelos epistemológicos de aprendizagem. Focando no inatismo, de que maneira podemos transmitir o conhecimento, já que o ensino caracteriza-se através da apresentação de conteúdos fundados de acordo com a lógica do professor? Com que ferramentas podemos aferir o quanto de informação passada foi atida na memória dos alunos? Como mediremos o estoque de informações acumuladas, o grau de aprendizagem? Utilizando um enfoque behaviorista de que a aprendizagem é um comportamento observável alcançado de forma mecânica e automatizado através de estímulos e respostas. Com que ferramentas alcançaremos êxito na aprendizagem e na avaliação?
A aprendizagem e avaliação no ensino a distancia possuem pontos fortes tais como: autodidaxia, autonomia e pesquisa. Porém, ao utilizar um modelo epistemológico, os princípios de cada modelo devem ser observados e adequados às ferramentas atualmente disponíveis mesmo que as ferramentas não estejam preparadas para tais fins.
Daniel C Tavares.
DANIEL, 3 COISAS:
1) PROCURE ATENDER A VARIAÇÃO PROPOSTA PARA A SEMANA.
2) BELO DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS.
3) POR FAVOR, TRAGA ESSA DISCUSSÃO DOS MODELOS DA EAD PARA A AULA!!!!!
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário