O resumo apresenta duas linhas que tem aplicação na área da educação. Primeiramente o inatismo: caracteriza o ser aprendente como completo desde o seu nascimento, ou seja, a sua aprendizagem foi considerada herdada, passada de pai para filho pelo material genético, sendo uma concepção de aprendizagem apriorista. A bagagem genética lhe confere todo o saber que necessita, basta apenas exercitá-lo ou trazê-lo à tona. O aluno torna-se o detentor do poder, aprende conforme a sua vontade, ele tem capacidade de se avaliar. O professor neste caso age como um facilitador, este estabelece junto com o grupo as regras a serem cumpridas para todos. Esta noção de aprendizagem tende a criar certos preconceitos já que atribui o fato do aluno que não aprende exclusivamente à família, sua herança genética. Já o behaviorismo, teoria comportamental, surge com a intenção de dedicar-se ao estudo das interações entre as ações do indivíduo e o ambiente. Esta teoria foca no estímulo, ou seja, o comportamento reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta incondicionadas. A aprendizagem dos alunos está na ação do organismo sobre o meio,
<- OPS, EXATO CONTRÁRIO já o efeito vem da satisfação de alguma necessidade. A função reforçadora de um evento ambiental se define pela sua função sobre o comportamento do indivíduo. Tem sido polêmica a discussão sobre a natureza ou a extensão do controle que o ambiente exerce sobre nós na aprendizagem. Pensar o ensino de ecologia na universidade me depara com os métodos de ação dos docentes neste espaço de transmissão de conhecimento, formação das profissões, interação de culturas etc. Quais os conceitos da ecologia são abordados na sala de aula? A educação ecológica trabalhada na universidade foca no futuro do planeta? Esta educação forma seres capazes de transmitir esses conhecimentos para a sociedade, preparando-as para possíveis crises ambientais? No behaviorismo são conhecidos métodos de ensino programado, o controle, a organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino. A análise experimental do comportamento pode auxiliar os docentes no ensino da ecologia, a descrever o comportamento dos alunos em qualquer situação, assim ajudando-os a transformar sua ação diária.
CAMILA,
ESTÁ MELHORANDO MUITO A TUA ESCRITA. DESTE UM SALTO DE OBJETIVIDADE ESSA SEMANA. OBRIGADO POR MANTER-SE NO ESPAÇO COMBINADO ;)
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário