NÃO ENTRAR TÃO DE SOCO NO TEXTO, SEM APRESENTAR O TEXTO OU TEMA ->É interessante lembrar como os antigos Platão e Aristóteles pensavam sobre o funcionamento e sobre as funções do corpo, de modo mais poético e belo. A idéia de que o pensamento estava no coração, que esse era responsável pela vitalidade, calor, sentimentos como o amor. No entanto hoje sabemos que tudo que é psicológico é biológico e que o cérebro é responsável por incríveis ações. <- MATASTE UM PARÁGRAFO PARA UM ASSUNTO PERFIFÉRICO.
Com o passar dos anos, os cientistas <- EXPRESSÃO VAGA. NÃO SITUA O LEITOR. ISSO É PARA TEXTO NARRATIVO, NÃO DISSERTATIVO. descobriram que o cérebro exerce funções especificas e que o nosso corpo é formado por células, que conduzem informações para o resto do corpo, através de impulsos elétricos. Com isso nós construímos nossas experiências, através dos sentidos.
A comunicação das informações se dá pelos neurônios ou células nervosas que podem ser diferentes, com funções estabelecidas (DAQUI EM DIANTE TEM ALGUM PROBLEMA QUE TIRA O SENTIDO DESSA FRASE. SE RELERES, TERÁS DIFICULDADE EM ENTENDER. SUGIRO FAZER O EXERCÍCIO DE REESCREVE-LA) e o sistema de informação neural são bem complexos. Os neurônios têm forma ramificada e são extremamente longos. As extremidades são ramificadas (REPETINDO INFORMAÇÃO, O QUE TORNO O TEXTO ENFADONHO), os Dendritos e seu corpo, Axônio como são conhecidos, NESSAS QUATRO VÍRGULAS TEM OUTRO PROBLEMA. CUIDADO COM O ESTILO DE COMER O VERBO. FICA DIFÍCIL ENTENDER. ESCREVA DIRETO (SUJEITO, VERBO, PREDICADO)leva as informações para outros neurônios, músculos e glândulas. Um estímulo ou informação podem trafegar em velocidades que pode ser menor ou maior conforme o estimulo e a intensidade. Os neurônios disparam impulsos elétricos quando os receptores são estimulados, que ocorrem por diferentes formas, como o calor, luz ou por mensagens químicas. Esses impulsos também chamados de potencial de ação são cargas elétricas muito rápidas.
Quando o potencial de ação dispara a liberação de mensageiros químicos, chamadoS de neurotransmissores, podem influenciar nossas emoções, movimentos, pensamentos. A acetilcolina é um dos neurotransmissores mais conhecidos e importantes, pois além da função na memória e na aprendizagem, ela á mensageira de todas as junções entre os neurônios motores e o músculo esquelético. É interessante destacar que a liberação de ACh contrai os músculos e sua inibição os músculos não conseguirão se contrair, assim também como alguns venenos ou toxinas que podem causar a inibição dos músculos e outros pelo contrário podem causar contrações musculares violentas.
Outro OUTRO O QUE? ISSO FAZ O LEITOR SE PERDER. NÃO COMA PALAVRAS, a Endorfina foi descoberta em função do surgimento de uma droga, a Morfina, elas têm funções semelhantes, servem para atenuar a dor e melhoram o humor, e o que difere a Endorfina da Morfina, é que uma delas (Endorfina) é produzida internamente através de estímulos.
Se as enDorfinas atenuam a dor e aumentam o humor, por que não inundar o cérebro de opiáceos artificiais para intensificar a sensação de bem-estar? Interessante comentar sobre esse trecho, onde a atuação das drogas conhecidas, como a morfina e a heroína podem cessar com a produção natural dos opiáceos naturais. Por motivos como esse que viciados tem como resultado de agonia, que persiste até que o cérebro volte a produzir naturalmente. Por isso que dependentes de drogas os efeitos são tardios e desagradáveis.
Já o sistema nervoso periférico se divide em dois componentes – somático e autônomo. O somático controla movimento dos músculos esqueléticos e o autônomo controla as glândulas e os músculos dos nossos órgãos internos. O sistema nervoso autônomo se divide em outros dois sistemas, o simpático e o parassimpático. O simpático ativa nossa ação defensiva, enquanto o parassimpático produz efeitos contrários. O sistema nervoso central, apesar de mais complexo, a troca entre os neurônios é mais simples. É o SNC que nos torna mais humanos – nosso pensar, sentir e agir, assim nos tornamos capazes de aprender.
OI RICARDO,
Já melhoraste na escrita. Temos mais caminho pela frente.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário