segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Daniel C Tavares

Segundo Becker (1994), existem três formas representativas diferentes da relação de ensino/aprendizagem na escola. Tais modelos pedagógicos denominam-se pedagogia diretiva, pedagogia não diretiva e pedagogia relacional. O autor, em seu texto, os sustenta epistemologicamente. A pedagogia diretiva é baseada no empirismo, caracteriza-se pela transmissão de conhecimento para o aluno de forma passiva. Nesta, em linguagem epistemológica, o sujeito é o elemento conhecedor, o centro do conhecimento, e o objeto é tudo o que o sujeito não é (3 VERBOS). O segundo modelo, trata da pedagogia não diretiva, na qual o aluno aprende por si mesmo ( 2 VERBOS). O professor apenas facilita o processo de aprendizagem. Dessa maneira, essa teoria epistemológica fundamenta-se no apriorismo. O último modelo chama-se pedagogia relacional. Distingue-se pela construção de novos conhecimentos. Partindo de problematizações e reflexões FRASE SEM SUJEITO, PERDE SENTIDO. Assim, epistemologicamente, teoriza por meio do construtivismo.

Ambientes virtuais mediam o processo de ensino/aprendizagem O QUE É MEDIAR? SERÁ ISSO APRIORISTA AO ACREDITAR QUE JÁ EXISTE NO SUJEITO E O PROFESSOR SÓ MEDIA? OU SERÁ ISSO EMPIRISTA, POIS ESTÁ NO AVA EO PROFESSOR SÓ MEDIA?. Nesses ambientes, professores e alunos simulam uma sala de aula presencial É PRECISO ESSA REFERENCIA A COMPARAÇÃO COM O PRESENCIAL? SUGIRO A LEITURA DO LIVRO DA PATRICIA PEHAR, MODELOS PEDAGÓGICOS EM EAD. Para isso, é necessário que o ambiente forneça ferramentas que permitam o uso de modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. A fim de que se enquadre na metodologia escolhida pelo professor.

Daniel C Tavares

Referencias:

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan/jul. 1994.


OI DANIEL,

QUE BOM QUE FALASTE DA TUA PESQUISA. TE LANCEI UM MONTE DE DÚVIDAS PARA RETOMARMOS NA AULA.

JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário