segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Raquel Massot Siqueira

O texto apresenta os modelos pedagógicos e os modelos epistemológicos. De acordo com Becker (2004), existem três diferentes formas de representar a sala de aula (2 VERBOS). Cada modelo sustenta-se por uma epistemologia. Os modelos epistemológicos são: modelo empirista, modelo apriorista e modelo construtivista. O que é epistemologia? Epistemologia é (CIÊNCIA DE ESTUDO DO) a forma que se dá o conhecimento. Os modelos epistemológicos servem de base para os modelos pedagógicos. Os modelos pedagógicos são: pedagogia diretiva, pedagogia não diretiva e pedagogia relacional. NO modelo epistemológico empirista o conhecimento é o resultado da ação do objeto. O conhecimento se dá de forma externa. O modelo pedagógico direto a aprendizagem é o resultado do ensino do professor. O aluno aprende por que tem sentidos direcionados para o ensino do professor. Quanto mais o aluno exercita a recepção do ensino, melhor será a aprendizagem. O modelo epistemológico apriorista o conhecimento é resultado do sujeito. O modelo pedagógico não diretivo a aprendizagem é o resultado do interesse do aluno. O modelo epistemológico construtivista e o modelo pedagógico relacional, o conhecimento é resultado da relação sujeito-objeto. O conhecimento é construção.


RAQUEL,
AINDA ESTÁ MARRENTO O TEU TEXTO. PRECISAMOS POR AZEITE PARA QUE ELE DESLIZE. PARABÉNS POR TER ACEITADO O DESAFIO. ENCARASTE A PROPOSTA DE FRENTE.
JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário