Nesta semana estudamos dois textos que tratam sobre Teorias Epistemológicas, apresentando diferentes teorias que procuram explicar como ocorre a aprendizagem.
No primeiro texto “O behaviorismo”, John B.Watson estudou na psicologia que o termo bahavior <- OPS, É COM "E" BEHAVIOR significa comportamento, este deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. O comportamento passou a ser objeto da psicologia, o behaviorismo foi modificando o sentido desse termo. Hoje entende-se que comportamento é uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. Um importante behavioristas que sucede Watson é B.F.Skinner. Skinner apresentou vários conceitos para os estudantes de psicologia tais como, comportamento respondente, comportamento operante, reforçamento, controle de estímulos. A aprendizagem para o behaviorismo acontece a partir das interações do sujeito com o ambiente, o mesmo é capaz de aprender, desde que seja condicionado a isto. Este condicionamento se da <- ACENTO através do treinamento para realizar determinada operação. Com isto deve repetir tantas vezes quanto for necessário até que consiga aprender determinada atividade.
De acordo com Silva (2010), o texto “Aprendizagem e inatismo” nos diz que inatismo é uma teoria que defende a existência de ideias, capacidades ou atitudes que nascem com o homem, sem necessidade da experiência ou da aprendizagem, ou seja, o homem é um ser pronto. Os teóricos do Inatismo defendem uma concepção de aprendizagem apriorista, esta aprendizagem vai estabelecer uma relação em que o sujeito vai atuar ou agir sobre o objeto. Como o aluno vai conhecer não importa, e sim é que ele conhece. O professor tem um ensino desautorizado, interfere o mínimo possível, eximindo-se do papel de interventor, trabalha de acordo com a necessidade do aluno e não apenas para cumprir o currículo. A aprendizagem no inatismo é o resultado do interesse do aluno.
OK RAQUEL, TEXTO DE SÍNTESE. CAPTURASTE AS IDEIAS. APENAS VOU PEDIR QUE OBSERVE A VARIAÇÃO DA SEMANA.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário