No texto aparecem três tipos principais de métodos de ensino (diretivo, não-diretivo e relacional). Diretivo aquele onde o professor transmite o conhecimento para o aluno. E (<- "E" SEMPRE É UMA LIGAÇÃO. AQUI ESTÁS LIGADO COM O QUE ?) a sala de aula deve estar estruturada em um modelo padrão. O aluno assim submete-se ao discurso do professor. Reproduzindo os conteúdos e suas falas. Na pedagogia não -diretiva o professor é um mediador entre o aluno e sua aprendizagem. Para esse professor ninguém transmite conhecimento. Pode-se sim oportunizar condições para esse aluno. E esse refletirá sobre os contéudos. Dessa forma os assuntos da sala de aula apresentarão um significado para vida do aluno. No último método o aluno e o professor aprendem simultaneamente. Trocando experências em sala de aula.
O texto modelos pedagógicos e modelos epistemológicos discute as formas de ensino. Material de grande relevância para meu trabalho. Trabalho esse que analisará a mudança de referencial curricular para as escolas estaduais denominado "Lições do Rio Grande". Onde se manifesta um conhecimento construtivista. Partindo da realidade dos alunos. E principalmente dos seus conhecimentos adquiridos além dos portões da escola. Outra mudança importante que foi na verdade estipulada pela LDB (Lei de diretrizes e bases da Educação/1996) são as disciplinas por áreas de conhecimento e suas tecnologias. Trabalhando com competências, habilidades e interdisciplinaridade.
O texto modelos pedagógicos e modelos epistemológicos discute as formas de ensino. Material de grande relevância para meu trabalho. Trabalho esse que analisará a mudança de referencial curricular para as escolas estaduais denominado "Lições do Rio Grande". Onde se manifesta um conhecimento construtivista. Partindo da realidade dos alunos. E principalmente dos seus conhecimentos adquiridos além dos portões da escola. Outra mudança importante que foi na verdade estipulada pela LDB (Lei de diretrizes e bases da Educação/1996) são as disciplinas por áreas de conhecimento e suas tecnologias. Trabalhando com competências, habilidades e interdisciplinaridade.
CLÁUDIA
TUDO O QUE AS LIÇÕES DO RIO GRANDE PRECISAM É DE CRÍTICA EPISTEMOLÓGICA. TENS UM TERRENO FÉRTIL DE ESTUDOS PELA FRENTE. PERCEBO O TEU EMPENHO EM ENCARAR O DESAFIO DA VARIAÇÃO. AINDA PRECISAS AVANÇAR MAIS, MAS JÁ PERCEBO UM LAMPEJO DE ESTILO
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário