No capítulo “Métodos pedagógicos e métodos epistemológicos” escrito por Fernando Becker no livro “Educação e construção do conhecimento” é descrito um artigo com três modelos de ensino/aprendizagem. Este artigo é baseado em acontecimentos dentro de sala aula, das atitudes dos professores e até mesmo pela organização do ambiente da sala. Sendo denominados O QUE SENDO DENOMINADOS? : a pedagogia diretiva, a pedagogia não-diretiva e a pedagogia relacional. O primeiro modelo chamado de pedagógico diretivo
é aquele que o professor
é o detentor do conhecimento (OPS, 2 VERBOS). Preconiza-se que o conhecimento vem do meio físico ou social. A aula
é um ambiente instrucional, o aluno
recebe ordens do professor (DE NOVO) . Este modelo é fundamentado pela base epistemológica empirista. A transferência do conhecimento é suficientemente para o aprendizado do aluno. Já que ele não possui nenhum. Sendo considerado um papel em branco. Assim, o professor o preencherá com o seu conhecimento. O segundo método pedagógico não diretivo o professor é o orientador das situações. E o aluno aprende por si. Este está baseado na epistemologia apriorista. O aluno já nasce com o conhecimento pré-determinado. O professor auxilia no amadurecimento deste. A terceira é a pedagogia relacional que se baseia no construtivismo. O professor instiga o aluno com um determinado assunto. E a partir daí o aluno vai construir seu aprendizado. Com suas vivências e seus conhecimentos anteriores. O conhecimento se dá por um processo de interação entre o sujeito e o objeto.
A pedagogia utilizada nas escolas é a diretiva. Os alunos são instruídos pelos professores. O conhecimento se dá por repetição. Assim a educação torna-se um problema, pois acaba a repetição e também o “aprendizado”. O problema cresce ainda mais quando os alunos possuem algum tipo de dificuldade de aprendizado e de atenção. Estes necessitam de aula construtiva. Para que ele possa construir seu conhecimento por suas próprias ações.
OI FRANCIELE,
ESTOU ANSIOSO PARA VER COMO TU ENXERGAS ISSO NOS PROBLEMAS DE TDA.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário