segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texto Michele Fersula

Piaget e a Pedagogia Relacional

O texto desenvolvimento e aprendizagem de Piaget (1972) trásZ uma concepção epistemológica que é aplicada na pedagogia relacional. Segundo o autor(,) para que se conheça algo é necessário que ocorram várias operações e que por fim se constituirão em estruturas próprias do conhecimento. A construção destas estruturas proporciona o desenvolvimento individual que antecede o aprendizado. As experiências vividas anteriormente em função do meu meio físico, a transmissão social assim como a capacidade de auto-regulação frente às formas de operar determinadas ações elucidam a construção de um conjunto de estruturas.
O emprego deste modelo pedagógico contribui para a formação de um profissional crítico e argumentativo, ou seja, induz a formação de um ser pensante (BECKER, 2001). Em cursos de licenciaturas que tratam de assuntos abrangentes relacionados à vida e que em virtude disto devem formar em síntese um educador reflexivo, o uso da pedagogia relacional adquire um caráter funcional, pois fornece subsídios à construção de estruturas para o desenvolvimento e por conseqüência o aprendizado destes futuros profissionais.
O meu projeto de pesquisa busca identificar elementos que comprovem a presença do modelo pedagógico relacional, diretivo e não-diretivo nas atividades práticas ocorridas em cursos de licenciaturas em ciências naturais. No contexto da pedagogia relacional existe a intenção de verificar se realmente o discurso vai ao encontro do que é proporcionado na prática docente. Se a proposta da aula surge de indagação dos sujeitos, se o educador fornece subsídios para que o aluno possa de fato problematizar a sua ação e assimilar com aquilo que já é conhecedor e a partir disto então construir um novo conhecimento. Entende-se o docente construtivista como aquele que considera os estádios de desenvolvimento deste aluno. Entre os diversos aspectos que serão abordados para identificar a concepção pedagógica o tratamento dado aos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais serão destacados, pois quando desenvolvidos de maneira articulada propõem uma formação de conduta, de desenvolvimento cognitivo e social do sujeito.

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