Jean Piaget: O Desenvolvimento da Inteligência e a Construção do Pensamento Racional
Por Silvana L. P. Iahnke
O texto apresenta, num primeiro momento, elementos cronológicos sobre a vida de Jean Piaget e do desenvolvimento de sua teoria genética, a qual procurava explicar o conhecimento do ponto de vista biológico e epistemológico. Com o decorrer dos anos, Piaget toma conhecimento do método histórico-crítico de Brunschvicg. Este associado com os métodos psicogenético e o lógico-formal constituirão os suportes metodológicos da epistemologia genética.
No período compreendido entre 1925 e 1931, com o nascimento de seus filhos, Piaget observa, experimenta, acumula e sistematiza as informações dos seus primeiros livros sérios, os quais representarão uma trilogia básica para a compreensão da psicologia genética. Nesses livros, diversos aspectos de sua teoria foram apresentados, entre estes: a questão da existência de uma verdadeira inteligência prévia ao aparecimento da linguagem. Destacou-se ainda nesse contexto, a importância das manipulações para o estudo do pensamento. Em 1950, sintetizando toda a sua teoria, uma de suas obras primas foi publicada: “Introduction à l´épistémologie génétique.
Já o último período de sua obra foi marcado pelo construtivismo. Nessa época Piaget dedicou-se a encontrar as repostas sobre como se passa de um conhecimento de menor validade para um estado de validade maior. Combinando a origem dos quadros do pensamento e a existência prévia ou construção progressiva, ele formula o sistema de epistemologias. O sujeito para conhecer o objeto assimila-o aos seus esquemas, continuando a aprender ao longo de sua vida.
Os estágios de desenvolvimento na obra Piagetiana traduzem ainda diferentes formas de organização mental, diferentes estruturas cognitivas, através de um jogo de assimilação e acomodação, onde a ação permitirá ao sujeito conhecer o mundo e conhecer-se a si mesmo, através de um duplo movimento – de interiorização e de exteriorização.
Conhecer o trabalho de Jean Piaget é essencial para cumprirmos com o nosso papel de professor, de formador. Dessa forma, para entendermos como a aprendizagem ocorre e em qual idade os alunos estarão aptos para aprender os conteúdos de uma determinada disciplina, sua teoria é fundamental para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No meu caso, trabalhando com a aprendizagem móvel no ensino superior, sua teoria pode contribuir principalmente para conhecer como o saber pode ser construído através da ação, do processo de assimilação e de acomodação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário