segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texto Daniel C Tavares

A televisão é o eletrodoméstico mais vendido no mundo, presente em 91,4% dos domicílios Brasileiros, chegando a praticamente todos os municípios 99,4%, representa um forte instrumento de integração e fortalecimento de valores, conectando o cidadão com o país e o mundo.

Junto a isso se aproxima uma nova fase tecnológica e comportamental, ou seja, a televisão está deixando de ser um meio de comunicação passivo. A TV digital interativa traz ao telespectador a possibilidade de fazer compras, participar de enquetes, mandar e-mails, checar saldo bancário, personalizar a programação e muito mais, através do seu controle remoto. Outro recurso oferecido é o T-Commerce, nome para o comércio eletrônico feito via TV interativa.

Por outro lado, os Ambientes Virtuais 3D, possibilitam a inserção do usuário no cenário virtual criado por tecnologias de software, permitindo o uso da interatividade, navegabilidade e imersão, caracterizando o uso da realidade virtual.

A realidade virtual trata-se de uma tecnologia avançada capaz de proporcionar ao usuário a possibilidade de explorar um ambiente virtual de maneira semelhante ao ambiente real. De posse da atual tecnologia em sensores e dispositivos de percepção, o usuário pode navegar pelo ambiente, descobrindo e visualizando objetos em ângulos diferentes, bem como atuando no cenário no qual está imerso.

O ensino a distancia apresenta características variantes de acordo com o contexto e com os meios utilizados para sua concretização, sendo fundamental o uso de pressupostos epistemológicos orientando a sua utilização.

Pode-se afirmar que a tecnologia do Sistema Brasileiro de Televisão Digital permite suporte à interatividade. Linguagens em 3D apresentam procedimentos para a descrição de ambientes 3D interativos. Devido à similaridade em funcionalidades interativas, surgem a seguintes questões: Porque não portar as características de navegação e interatividade de ambientes 3D interativos para o sistema brasileiro de televisão digital? Seria viável utilizar a ferramenta proposta no âmbito EAD?

Apresentadas tecnologias como: televisão digital, ambientes 3D interativos e ensino a distância (EAD). Tentaremos vincular com o que está sendo apresentado na disciplina de teorias da aprendizagem, especificamente com o texto “desenvolvimento e aprendizagem de Jean Piaget”. Tentando iniciar uma proposta de projeto para o Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências.

Piaget baseia sua doutrina através do intercâmbio do sujeito (homem) com o objeto (meio-físico-social), a obtenção está pautada no método de equilibração e considera as suas aprendizagens antecedentes, a partir de novas ocorrências. O uso de práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo, no qual a tarefa do professor não pode ser exclusivamente transmitir o conhecimento, mas provocar a sua construção.<- NAO ENTNEDI ESSA FRASE. Piaget ainda descreve que o desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo ligado ao processo global da embirogênese. E que a aprendizagem é provocada por situações geradas através de um experimentador psicológico.

Nossa, o texto está virando uma salada de frutas, a definição do projeto está em fase inicial, envolvendo televisão digital, ambientes virtuais, EAD. Projeto orientado por modelos epistemológicos, o desafio é extrair o suco desta salada de frutas.





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