sábado, 11 de setembro de 2010

Texto Michele Fersula (corrigido)

Jean Piaget: O desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional

Jean Piaget em função de seus questionamentos religiosos e interesse pela biologia vê o estudo do conhecimento como um fascinante campo de pesquisa. Em 1918 Piaget expôs um sistema filosófico sobre a epistemologia biológica. Esta publicação foi assim chamada, pois se tratava de um projeto desprovido de base empírica. O pesquisador buscou então na psicologia a base para sustentar seus estudos e se dedicou a analise do pensamento infantil para elaborar uma epistemologia biológica e psicológica.

De acordo com a epistemologia genética o elo entre as formas biológicas e o pensamento é a ação. Por meio da ação o indivíduo entra em contato com o objeto e assim poderá conhecê-lo. A interação entre o homem e o objeto promove uma forma de pensar. A psicologia genética tem a função de analisar essa forma de pensamento. O conhecimento ocorre por meio da organização de esquemas, para tanto, o sujeito age sobre o meio físico e social e assimila algo novo com aquilo que já está presente em sua estrutura cognitiva. A reorganização e reconstrução dos esquemas proporcionam o desenvolvimento do indivíduo.

Segundo os estudos de Piaget, existem duas formas de aprender: por meio da experiência física e da experiência lógico-matemática. Na primeira o objeto em si é analisado e de acordo com suas estruturas cognitivas o indivíduo atribui significações a este objeto, já na segunda, as propriedades físicas do objeto são abstraídas levando a assimilação por meio de inferências produzidas pela representação do objeto. O desenvolvimento intelectual é tido como uma sequência de estádios e substádios das possibilidades de organização esquemáticas. A psicologia genética identifica três estádios do desenvolvimento são eles: o sensório motor, identificado desde o nascimento até em torno de 18 a 24 meses, seguido da inteligência representativa onde crianças de 2 até 10 ou 11 anos estão incluídas e por final o estádio das operações formais. A evolução gradual destas etapas pode ser percebida de acordo com as novas possibilidades de reorganização dos esquemas individuais frente a situações diferentes daquelas comum ao indivíduo. No entanto, existem três condições influenciadoras no processo de desenvolvimento cognitivo, a herança, meio e o funcionamento, além destas, um quarto fator é fundamental no desenvolvimento psicológico, a auto-regulação

Seguindo as concepções da epistemologia genética as atividades práticas desenvolvidas em cursos de formação de professores de ciências naturais podem ser entendidas como uma importante forma de construção de conhecimento. Pois, se o professor proporciona ao aluno situações onde este possa agir sobre determinando material e assim assimilá-lo com aquele conhecimento já existente em sua estrutura cognitiva, este professor estará auxiliando no desenvolvimento e reorganização de esquemas intelectuais. Em função desta reorganização o educando estará evoluindo dentro de seus processos de conhecimento.

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