<Desde muito cedo> Jean Piaget,
nasceu em Neuchâtel (Suíça)
<,> e desde muito cedo apresentou grande interesse pela vida animal. Biólogo por formação,
<> substituiu a vida acadêmica pelo estudo do conhecimento após receber o título de doutor em Ciências Naturais
<, substitui a vida acadêmica pelo estudo do conhecimento>.
Influenciado
<à> pela Filosofia
, depois de uma crise religiosa, foi
<é> conduzido novamente à biologia quando pass
ou a abordar o estudo do conhecimento através de uma epistemologia biológica. As teorias desenvolvidas por
ele tentavam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos,
sendo por isso o nome dado a sua ciência
como: Epistemologia Genética.
Piaget não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas experimentalmente, comprovou suas teses. Acreditava
que (cuidado: variação da semana!) uma teoria de conhecimento baseada na Biologia necessitava de uma base empí
rica que (cuidado: variação da semana!) permitisse estabelecer uma relação entre a biologia e a epistemologia. A partir dis
s<t>o,
foi <vai> à busca de um laboratório de psicologia a fim de realizar as “experiências” necessárias à “verificação” de seu sistema.
Suas pesquisas e observações foram voltadas para a construção e aquisição de conhecimento pelos homens na idade infantil e na adolescência,
<.> utiliz
ando métodos de entrevista clínica, a fim de estudar com profundidade as razões das dificuldades encontradas pelas crianças em resolver certos problemas.
As teorias
piagetianas tent
avam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos, por es
s<t>a razão sua ciência ficou conhecida como Epistemologia Genética
<>. A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova. A interação entre o indivíduo e os objetos implica a construção contínua de novas estruturas, construindo novas formas de pensamento. O comportamento do ser humano não é inato
<,> e nem resultado de condicionamentos
, mas <é> sim
, construído
através da interação entre o meio e o indivíduo.
Segundo a Teoria Piagetana, uma pessoa só recebe um determinado conhecimento se estiver disposta a agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações. Não existe um novo conhecimento sem
que (cuidado: variação da semana) o organismo já tenha um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. A construção da inteligência ocorre em etapas sucessivas, encadeadas umas às outras. O primeiro des
ses estágios decorre no âmbito da motricidade; o segundo, na atividade representativa e o terceiro e o quarto no pensamento operatório. Os quatro estágios foram denominados de sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Para Piaget o desenvolvimento da inteligência est
<á>ava sempre avançando, ou seja, vai adquirindo níveis cada vez maiores de conhecimento. A partir dis
so, trata os estágios de desenvolvimento como uma sequência e uma sucessão no desenvolvimento da inteligência, as quais são rigidamente obedecidas.
A definição dos períodos de desenvolvimento da inteligência serve para os professores compreenderem com quem estão trabalhando. Em uma aula de Química muitas vezes, os conteúdos propostos são vistos de maneira diferente por cada aluno. Alguns
discentes acham os conteúdos fáceis, outros nem tanto
e enquanto alguns vêem como inatingíveis. Diante disto, após analisar a teoria de Piaget, foi possível relacionar as diferentes formas dos alunos verem os conteúdos com a diferente fase de maturação vivida por cada um.
Todo objeto necessita ser assimilado
<,> e acomodado pelos indivíduos para ser dominado (equilíbrio) e proporcio
nar conhecimento. Porém, cada indivíduo possui uma fase de apropriação do conhecimento, a qual ocorre desde o nascimento até a idade adulta. A ação dos alunos sobre determinado conhecimento deve ser estimulada por processos que conduzam a aquisição do equilíbrio e posterior aprendizagem.
Olá Giulia, gostei muito do seu texto. Acredito que você poderia ter apenas resumido um pouquinho mais.
Fiz algumas sugestões no decorrer do texto, se concordares, recomendo essas alterações. Tome cuidado com a variação da semana!
Abraços
Sil
Legenda:
= comentários
= recomendo tirar do texto
em azul = recomendo acrescentar/trocar
Nenhum comentário:
Postar um comentário