sábado, 11 de setembro de 2010

Cláudia - Revisado por César Vaghetti

Em suas pesquisas Piaget e seus colaboradores abordam o estudo do conhecimento através de uma epistemologia de natureza biológica. A partir de situações experimentais diferentes estudaram as relações entre quadros assimiladores e conteúdos, entre a dinâmica das operações intelectuais e a estruturação da realidade. Realidade essa relativa ao sujeito e a suas descrições, a evolução dessas descrições permite assim o estudo da dinâmica do desenvolvimento. Lei Funcional Vital base do construtivismo. Outra descoberta importante a partir desses estudos foi a existência de uma verdadeira inteligência prévia ao aparecimento da linguagem.

O Desenvolvimento ontogenético do pensamento racional basea-se em três conceitos ação, esquemas e estruturas. A ação seria a interação entre o ser humano e os objetos, construindo assim as formas do pensamento. Piaget colocava toda ação é particular mas nunca totalmente nova, constituindo esquemas e não simples movimentos ou ações. Segundo seus estudos existem duas maneiras de aprender através da aplicação de esquemas: experiência física e experiência lógica - matemática. No primeiro o sujeito tenta compreender as propriedades dos objetos com o qual interage aplicando os esquemas disponíveis. Já no segundo o sujeito não trata de conhecer as propriedades do objeto, mas de experimentar com suas próprias ações, com seus próprios esquemas, para abstrair suas propriedades.
O nível de competência intelectual dos sujeitos vai depender tanto da natureza quanto dos números de esquemas possíveis para ele combinar ou coordenar. Sendo assim os estágios do desenvolvimento, traduzem diferentes formas de organização mental, formas de relacionar, atuar e compreender a realidade. A psicologia genética destaca três estágios ou períodos evolutivos - do nascimento até por volta dos 2 anos de idade, onde formamos nossa primeira estrutura intelectual ou representativa - dos 2 até os 10/11 anos onde alcançamos as estruturas operatórias concretas e por último em torno dos 15/16 anos onde já é possível a construção de estruturas próprias de raciocínio hipotético e dedutivo.

A forma tradicional como a escola vem ensinando, desconsidera todo o processo de construção do homem, somente oferecendo uma cópia um modelo externo para seu uso. É competência dos professores, possibilitar oportunidades de aprendizagem ao aluno, respeitando sua individualidade e incentivando suas potencialidades, encorajando- o a criar suas próprias hipóteses em relação ao objeto do conhecimento. A aprendizagem é uma construção , para Piaget e os pós-piagetianos a capacidade de julgar, pensar, argumentar é uma potencialidade que precisa ser desenvolvida no decorrer da vida.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) os PCNs( Parâmetros curriculares nacionais) e agora o referencial curricular lições do Rio Grande, trazem a proposta construtivista piagetiana. Onde o aluno constroi seu conhecimento e o professor ajuda, fornece mecanismos possibilitando essa construção.

Esse referencial não elimina nem secundariza os conteúdos, na verdade o que se busca é como construir um currículo que não se limite apenas às disciplinas, mas inclua situações de como esses conteúdos podem ser trabalhados para atingir seus objetivos que é proporcionar aos alunos competências e habilidades. Tornando assim o ensino uma efetiva aprendizagem.

Como esse processo está ocorrendo na escola onde realizo minhas atividades docentes é o grande questionamento do trabalho que pretendo realizar.

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