segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Resumo Camila Pinto visto pela Roberta

O desenvolvimento ontogenético do pensamento racional dos seres humanos se atribui a três elementos: ação, esquemas e as estruturas. Ação: dá continuidade entre as formas biológicas e as formas do pensamento, construindo formas de pensar. Ela comporta um aspecto (espaço) particular o qual depende das características peculiares da situação, deve acomodar-se ao objeto. Esquema: é o ingrediente elementar das formas de pensamento, pois conserva certa organização interna quando aparece. O sujeito conhece o objeto assimilando-o a seus esquemas. Por exemplo: Um esquema-reflexo, de ação, é um quadro assimilador o qual permite compreender a realidade à qual se aplica. Estruturas: são construções, formas lógico-matemáticas, ou seja, coordenações ou combinações de esquemas com propriedades diferentes, respeitando determinadas regras ou leis. Percebe-se os esquemas e as estruturas com algo em comum, (espaço) pelo fato de serem instrumentos de atividade intelectual. Os estágios de desenvolvimento do ser traduzem diferentes formas de organização mental, (não precisa a vírgula) desde os primeiros anos de vida. A lógica e a matemática são, pois, o produto de uma construção do ser humano o qual constrói (acho que podes substituir este constrói para não ficar muito redundante a frase) esquemas cada vez mais abstratos. Segundo o autor, os fatores responsáveis pelo desenvolvimento racional são a herança, o meio e o funcionamento. A noção de herança ou estrutura pré-construída, corresponde á de maturação orgânica. (Acho interessante reconstruíres esta idéia, pois, Piaget não era um maturacionista, e não é apenas o meio em si um fator responsável pelo desenvolvimento mas deves incluir a noção de interação, principalmente de AÇÃO para que o desenvolvimento ocorra, segudno Piaget) O fator funcionamento corresponde (faltou algo...)o de atividade e ao meio físico se acrescentam as transmissões sociais e culturais. Entretanto (vírgula) estes três fatores tendem a operar de forma coordenada para o desenvolvimento psicológico. O fator (te dou a sugestão de substituires esta palavra fator, novamente para não ficar redundante o texto) fundamental é a equilibração, processo pelo qual se formam as estruturas cognitivas e constitui a expressão da lei funcional afirmando a atuação das estruturas.
No contexto do ensino da ecologia o desenvolvimento psicológico individual do ser aprendente se depara com os métodos de ação dos docentes abordados no espaço universitário.Tecnologias de ensino, novidades, estruturas mais elaboradas voltadas para realidade atual do aluno e das questões sobre o meio ambiente são ferramentas as quais podem auxiliar os docentes para assegurar transformação/ação dos seus alunos. Segundo Piaget, graças à sua dupla natureza de objeto físico-químico e de sujeito cognitivo o organismo humano permite que a realidade se expresse através de si mesmo. Entretanto, exprime-se somente no final de um longo processo. É esta a razão pela qual a equilibração surge como fator explicativo, por excelência. (Camila, acho que tu poderias ampliar esta parte em que incluistes o ensino de ecologia, que me pareceu fazer parte de teu trabalho de pesquisa, e diminuir um pouco a parte do resumo do texto. Eu gostei da tua forma de escrever, achei muito didática, mas penso que se aumentares a ligação com teu trabalho vai ficar mais pessoal e menos resumo, entendes?)
Abraços!!!!

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