Piaget e o Planejamento Docente
O texto inicia com alguns aspectos cronológicos da vida Piaget, facilitando entender suas publicações. Piaget começa seus estudos em biologia e devido sua identificação com Deus e alguns conflitos em torno disso, passa a se dedicar também a filosofia. A partir de 1923 começa a estudar o nascimento da inteligência e a construção do real. Dessas pesquisas emergem a existência de uma inteligência prévia ao aparecimento da linguagem. Essa se origina da ação. Logo, a ação assegura a continuidade entre as formas biológicas e as formas de pensamento. As últimas são construídas a partir da interação entre o sujeito e o objeto. A partir dessas interações o sujeito conhece o objeto e o assimila aos seus esquemas, permitindo-lhe significar e, conseqüentemente, entender a realidade. Segundo Piaget existe duas maneiras de aprender através da aplicação de esquemas: experiência física e experiência lógico-matemática. O nível de competência intelectual de uma pessoa depende da natureza e do modo de organização dos esquemas do sujeto. Logo, segundo a psicologia genética, o desenvolvimento intelectual ocorre a partir de estádios. Cada uma dessas estruturas é uma forma de equilíbrio nos intercâmbios do ser humano com o mundo que o cerca. No entanto, para considerar-se um novo estádio, várias condições devem ser preenchidas. A psicologia genética distingue três estádios: sensório-motor, inteligência representativa e operações formais. Os primeiros esquemas dos recém nascidos são os esquemas- reflexos, ações espontâneas a partir de estímulos. No entanto, o aparecimento da função simbólica, no final do segundo ano de vida, os esquemas de ação passam a ser representativos, evidenciando o segundo estádio. Os primeiros esquemas representativos funcionam como preconceitos, pois carecem de generalidade. Em seguida surgem às primeiras operações, a partir dos 11 anos, caracterizando o inicio do terceiro ciclo. Logo, o adolescente se torna capaz de agrupar representações de representações, ou seja, tem acesso a um raciocínio hipotético dedutivo. A partir desses níveis, categorizados por Piaget, evidencia-se a necessidade de um planejamento coerente com os estudantes. Ou seja, as atividades devem estar de acordo com a faixa etária dos educandos. Ressalta-se a importância da utilização de recursos didáticos no ensino de Matemática, pois esses podem facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, quando respeitadas as condições dos alunos.
Por Robson Porto
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