segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Texto da Thais Rodrigues revisado por Carla

O texto "Jean Piaget: o desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional" inicia trazendo uma breve biografia da vida de Piaget. Este nasceu em 1896 na cidade Suíça de Neuchâtel. Desde de criança se interessou pela biologia, publicando vários trabalhos em revistas sobre a vida animal. Em sua adolescência sofreu uma crise entre a religião e a racionalidade levando-o à filosofia. Em 1923, Piaget se casa com uma se suas colaboradoras e com ela tem três filhos, os quais foram observados por ele que conseguiu resultados sobre a emergência da vida mental. Piaget descobre uma lógica anterior à linguagem dando assim importância para os estudos do pensamento.
Piaget coloca que no decorrer do desenvolvimento humano, a criança reorganiza e reconstrói seus esquemas, ou seja, estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio, diversificando-os e diferenciando-os. A assimilação segundo Piaget é uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação. Mas o que é acomodação para Piaget? Para ele acomodação é toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (meio) ao quais se aplicam. piaget preconiza que a psicologia genética apresenta períodos evolutivos: Sensório-motor (0 – 2 anos) o da inteligência representativa, Pré-operatório (2 – 8anos) da inteligência simbólica, Operatório-concreto (8–11 anos) capacidade da representação de uma ação no sentido inverso e Operatório-formal (11 – 16 anos) raciocínio lógico.
Observando a teoria de Piaget percebo que o Ensino a Distância - EAD se relaciona com o construtivismo, ou seja, a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio. O aluno de EaD constrói seu conhecimento com em um meio diferenciado do aluno presencial, quero dizer o meio do aluno de EaD ocorre dentro do mundo tecnológico tendo o auxilio das mídias digitais e escritas. O desenvolvimento da aprendizagem depende muito mais da autonomia do aluno. Segundo Piaget essa autonomia na aprendizagem quer dizer “ser governado por si mesmo”. Portanto esse desenvolvimento do conhecimento mostra que professores e tutores que são apenas mediadores dessa modalidade de ensino. Analisar este tipo de ensino deixa claro que muitas vezes no ensino presencial deixamos de utilizar essa autonomia e esses recursos e outros como jogos e brincadeiras, pois acabamos muitas vezes centralizando toda dinâmica da aula nos professores, não abrindo espaço para possa ocorrer a reconstrução e ampliação do conhecimento dos alunos e dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário