Por Silvana L. P. Iahnke
O texto apresenta, num primeiro momento, elementos cronológicos sobre a vida de Jean Piaget e do desenvolvimento de sua teoria genética, a qual procurava explicar o conhecimento do ponto de vista biológico e epistemológico.
Com o decorrer dos anos, Piaget toma conhecimento do método histórico-crítico de Brunschvicg. Este associado com os métodos psicogenético e o lógico-formal constituirão os suportes metodológicos da epistemologia genética.(Acho que poderias incluir este parágrafo no anterior, talvez relacionando os métodos que citas com a teoria de Piaget)
No período compreendido entre 1925 e 1931, com o nascimento de seus filhos, Piaget observa, experimenta, acumula e sistematiza as informações dos seus primeiros livros sérios, os quais representarão uma trilogia básica para a compreensão da psicologia genética. Nesses livros, diversos aspectos de sua teoria foram apresentados, entre estes: a questão da existência de uma verdadeira inteligência prévia ao aparecimento da linguagem. Destacou-se ainda nesse contexto, a importância das manipulações para o estudo do pensamento. Em 1950, sintetizando toda a sua teoria, uma de suas obras primas foi publicada: “Introduction à l´épistémologie génétique.
(Que achas de começar a frase com uma argumentação?Algo que consolide mais o que vais propor...)Já o último período de sua obra foi marcado pelo construtivismo. Nessa época Piaget dedicou-se a encontrar as repostas sobre como se passa de um conhecimento de menor validade para um estado de validade maior. Combinando a origem dos quadros do pensamento e a existência prévia ou construção progressiva, ele formula o sistema de epistemologias. O sujeito para conhecer o objeto assimila-o a seus esquemas, continuando a aprender ao longo de sua vida.
(Fazem parte do último período da obra de Piaget?Construtivismo??Achei meio solto...de repente se fosse possível fazer uma relação com o que já vem sendo abordado...seguir uma sequência) de pensamento)Os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget traduzem ainda diferentes formas de organização mental, diferentes estruturas cognitivas, através de um jogo de assimilação e acomodação, onde a ação permitirá ao sujeito conhecer o mundo e conhecer-se a si mesmo, através de um duplo movimento – de interiorização e de exteriorização.
Conhecer a obra de Jean Piaget é essencial para cumprirmos com o nosso papel de professor, de formador. Dessa forma, para entendermos como a aprendizagem ocorre e em qual idade os alunos estarão aptos para aprender os conteúdos de uma determinada disciplina, sua teoria é fundamental para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. No meu caso, trabalhando com a aprendizagem móvel no ensino superior(poderías falar mais a respeito de teu trabalho. Tentar inserir a teoria nele ou encontrá-la no que vc já faz ), a teoria piagetiana contribui principalmente para conhecer como o saber pode ser construído através da ação, do processo de assimilação e de acomodação(poderías detalhar os processos, relacionando-os com teu trabalho).
Silvana,
Amei tua escrita!! Quase irretocável...logo, o que proponho são sugestões. Achei teu resumo com um ótimo poder de SÍNTESE. A leitura dele permite uma perfeita compreensão do TEXTO, por isso acho que deves tentar inserí-lo melhor no teu trabalho, ok?!!!
Abração
Giulia
OBS. Desculpe o horário da postagem, estava sem Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário