segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Texto Michele Fersula

Jean Piaget: O desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional

Jean Piaget em função de seus questionamentos religiosos e interesse pela biologia,(sem vírgula) vê o estudo do conhecimento como um fascinante campo de pesquisa. Em 1918 Piaget expôs um sistema filosófico sobre a epistemologia biológica. Esta publicação foi assim chamada, pois se tratava de um projeto desprovido de base empírica. PO(acho que o "P" foi acidental) pesquisador buscou então na psicologia a base para sustentar seus estudos e se dedicou a analise do pensamento infantil para elaborar uma epistemologia biológica e psicológica. De acordo com a epistemologia genética o elo entre as formas biológicas e o pensamento é a ação. Por meio da ação o indivíduo entra em contato com o objeto e assim poderá conhecê-lo. A interação entre o homem e o objeto promove uma forma de pensar. A psicologia genética tem a função de analisar essa forma de pensamento. O conhecimento ocorre por meio da organização de esquemas, para tanto, o sujeito age sobre um objeto e o assimila de acordo com seus esquemas presentes em sua estrutura cognitiva. É através da reorganização e reconstrução destes esquemas que (não pode, variação da semana sem o "que") ocorre o desenvolvimento da criança. Segundo os estudos de Piaget, existe duas formas de aprender por meio de aplicação de esquemas: a experiência física e a experiência lógico-matemática. Na primeira o objeto em si é analisado e de acordo com os seus esquemas o indivíduo atribui significações a este objeto, já na segunda, as propriedades físicas do objeto são abstraídas levando a assimilação por meio de inferências produzidas pela representação do objeto. O desenvolvimento intelectual é tido como uma sequência de estádios(não seria estágios??) e substádios das possibilidades de organização de esquemas. A psicologia genética identifica três estádios do desenvolvimento são eles: o sensório motor, identificado desde o nascimento até em torno de 18 a 24 meses, seguindo este destaca-se o estádio da inteligência representativa onde crianças de 2 até 10 ou 11 anos estão incluídas e por final o estádio das operações formais. Percebe-se a evolução gradual dos estádios de acordo com as novas possibilidades de reorganização dos esquemas individuais frentes a situações diferentes daquelas já comum ao indivíduo. No entanto, existe três condições influenciadoras no processo de desenvolvimento cognitivo, a herança, meio e o funcionamento, além destas, um quarto fator é fundamental no desenvolvimento psicológico, a auto-regulação

Seguindo as concepções da epistemologia genética as atividades práticas desenvolvidas em cursos de formação de professores de ciência naturais pode ser entendida (eu trocaria por "ciências naturais podem ser entendidas") com(Faltou o "O") uma importante forma de construção de conhecimento. Pois, se o professor proporciona ao aluno situações onde este possa agir sobre determinando material e assim assimilá-lo com aquele conhecimento já existente em sua estrutura cognitiva, este professor estará auxiliando no desenvolvimento e reorganização de esquemas intelectuais. Em função desta reorganização o educando estará evoluindo dentro de seus processos de conhecimento.

PS1 -> Achei primeiro parágrafo muito grande e com muita informação, um pouco pesado de ler. Procure dividir em parágrafos menores, fica menos cansativo.

PS2 -> A palavra “esquemas” apareceu muitas vezes, procure utilizar sinônimos para não ficar muito repetitivo.

PS3 -> É tudo que eu também gostaria de ter :)

PS4-> Demonstraste um belo domínio do conteúdo.

PS5-> A revisão é apenas o meu ponto de vista, espero que não fiques chateada :)

Daniel Campelo Tavares

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