O texto "Jean Piaget: o desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento racional" inicia trazendo uma breve biografia da vida de Piaget. PIAGET (Este) nasceu em 1896 na cidade Suíça de Neuchâtel. Desde de criança se interessou pela biologia, PUBLICANDO VÁRIOS TRABALHOS EM REVISTAS SOBRE A VIDA ANIMAL. mas especificamente por fósseis e moluscos. Entre os 11 e 18 anos publicou vários trabalhos em revistas sobre a vida animal. (ACHO DESNECESSÁRIO) NA (Em sua) adolescência sofreu uma crise entre a religião e a racionalidade levando-o (a) à filosofia. Em 1918, recebe o título de doutor em ciênciaS naturais e em seguida INICIA (começa) seus trabalhos (dentro) no campo da psicologia, mais especificamente com o pensamento infantil. Em 1923, Piaget se casa com uma se suas colaboradorAs e COM ELA TEM (tem com ela) três filhos, os quais FORAM (serão) observados POR ELE (pelo próprio pai) que conseguiu rá resultados sobre a emergência da vida mental. Piaget DESCOBRE (faz rá a descoberta de) uma lógica anterior à linguagem dando assim importância para os estudos do pensamento. Eentre 1935 e 1960, a maior parte de suaS publicações é SÃO sobre as características do pensamento concreto e formal.
No ano de 1955 funda o centro internacional de epistemologia genética de Genebra. Neste período inicia uma linha teórica e de pesquisa no campo da psicolinguística, CULMINANDO NOS ANOS DE 1970 PELA LINHA CONSTRUTIVISTA. (Já nos anos setenta (QUE SÉCULO) o período e marcado pela linha do construtivismo. )
No ano de 1955 funda o centro internacional de epistemologia genética de Genebra. Neste período inicia uma linha teórica e de pesquisa no campo da psicolinguística, CULMINANDO NOS ANOS DE 1970 PELA LINHA CONSTRUTIVISTA. (Já nos anos setenta (QUE SÉCULO) o período e marcado pela linha do construtivismo. )
THAÍS: ACHO QUE TEM MUITO HISTÓRICO ATÉ AQUI... TALVEZ DEVESSES RESUMIR MAIS ESTE INÍCIO PARA ENTRAR DIRETO NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DE PIAGET. PENSA NISSO!!!
Piaget coloca que no decorrer do desenvolvimento HUMANO, a criança reorganiza e reconstrÓi seus esquemas, diversificando-os e diferenciando-os. TA MAS O QUE SÃO OS ESQUEMAS?? AÇÃO E ESTRUTURAS? ACHO QUE TA MEIO SOLTO!!!
A assimilação por objeto aplicando os esquemas que dispõe e outro onde o sujeito quer experimentar com suas próprias ações o objeto. ESSA FRASE TA MUITO TRUNCADA
PIAGET (Ele) PRECONIZA (segue colocando) que a psicologia genética APRESENTA OU CONSTITUI-SE DE (tem) três períodos evolutivos: ( como) o sensório motor que vai do nascimento até os dois anos; O DA INTELIGÊNCIA REPRESENTATIVA (outro)que vai dos dois aos 11 anos (mostrando a inteligência representativa) e por último O (a um) estÁgio de operações formais ocorrendo entre os quinze e dezesseis anos.
Observando a teoria de Piaget percebo que O (no) Eensino a Ddistância - EAD se relaciona com O (seu) construtivismo, pois o aluno de EaD POSSUI MAIS AUTONOMIA (é muito mais autônomo) que (SEM QUE) FACE, FRENTE AO (o) aluno de ensino presencial. NA EaD O ALUNO (Ele) constroi seu conhecimento com o auxilio das ferramentas virtuais como fóruns, chats, hipertextos, vídeos e outros. (, mas) Oo desenvolvimento da aprendizagem depende (muito) mais do aluno do que dos professores e tutores que são apenas mediadores dessa modalidade de ensino. QUE AUTONOMIA É ESSA? CONTEXTUALIZADA NO CONSTRUTIVISMO?? QUAL O FUNDAMENTO?
Analisar este tipo de ensino deixa claro que muitas vezes no ensino presencial deixamos de utilizar esses recursos e outros como jogos e brincadeiras, pois acabamos muitas vezes centralizando toda dinâmica da aula (em nós,) NO professor (es) , não abrindo espaço para O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO E RECONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. (que) SEM QUE o aluno desenvolva sua autonomia e possa reconstruir seu conhecimento.
Observando a teoria de Piaget percebo que O (no) Eensino a Ddistância - EAD se relaciona com O (seu) construtivismo, pois o aluno de EaD POSSUI MAIS AUTONOMIA (é muito mais autônomo) que (SEM QUE) FACE, FRENTE AO (o) aluno de ensino presencial. NA EaD O ALUNO (Ele) constroi seu conhecimento com o auxilio das ferramentas virtuais como fóruns, chats, hipertextos, vídeos e outros. (, mas) Oo desenvolvimento da aprendizagem depende (muito) mais do aluno do que dos professores e tutores que são apenas mediadores dessa modalidade de ensino. QUE AUTONOMIA É ESSA? CONTEXTUALIZADA NO CONSTRUTIVISMO?? QUAL O FUNDAMENTO?
Analisar este tipo de ensino deixa claro que muitas vezes no ensino presencial deixamos de utilizar esses recursos e outros como jogos e brincadeiras, pois acabamos muitas vezes centralizando toda dinâmica da aula (em nós,) NO professor (es) , não abrindo espaço para O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO E RECONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. (que) SEM QUE o aluno desenvolva sua autonomia e possa reconstruir seu conhecimento.
THAÍS
FIZ UMA BAGUNÇA NO TEU TEXTO, MAS ESSE ERA O OBJETIVO NÃO É?. PODE BAGUNÇAR O MEU À VONTADE!!! ACHO QUE FICOU MUITO LONGA AQUELA INTRODUÇÃO HISTÓRICA DEVERIAS FOCAR MAIS NA TESE DE PIAGET DE COMO SE DÁ ESSE DESENVOLVIMENTO E ESTE ASSOCIADO AO PROCESSO DA EaD. É TEU FOCO DE PESQUISA A EaD? DESSA FORMA, ACREDITO QUE PODERIAS DEIXAR O TEXTO MAIS FLUÍDO, DESENCADEANDO MELHOR AS IDÉIAS DO AUTOR COM TUA PROPOSTA DE PESQUISA. UM BEIJO CARLA
Desculpe o atraso na postagem, mas tive problemas técnicos.
ResponderExcluir