A formação de professores, nos últimos cinco anos, também tem sido foco de atenção do Ministério de Educação, com o lançamento de Programas de apoio às Licenciaturas, o que contribui na implementação de uma política institucional para estes cursos. Dentre estes está o Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA, do qual a FURG participa desde 2006, buscando a qualificação da formação de seus acadêmicos, bem como da melhoria da estrutura curricular dos seus cursos de licenciatura. Sou responsável pelo projeto institucional desde 2007 e neste sentido estabeleci como foco da proposta de tese a seguinte questão: Em que sentido a experiência no Projeto Institucional integrado ao Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA (DEB/CAPES) tem contribuído na formação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas? da FURG.
Entre algumas das temáticas que tenho pensado, destaco o espaço das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a formação inicial, a partir de ações coletivas por meio de projetos institucionais, como relevante no desenvolvimento da formação dos licenciados, no sentido de provocar discussões, reflexões e aprendizagens com base no cotidiano da escola. Com este estudo viso constatar como esta ação integrada com acadêmicos de outros cursos de licenciatura, atuando na construção, desenvolvimento e aplicação de oficinas de caráter interdisciplinar, contribuirá na formação do futuro profissional, estudante dos cursos de licenciatura da FURG.
Quando se discute sob o ponto de vista da Teoria de Piaget na qual a aprendizagem é provocada por situações e dependente do desenvolvimento do indivíduo, que a aprendizagem ocorre por que o indivíduo se desenvolve, penso que além de refletir sobre “Que professor de Ciências e Biologia estamos formando?” começo a questionar se o licenciando está sendo levado a discutir e refletir sobre como será sua atuação como professor frente a esta questão. Pois este aluno esta sendo preparado para trabalhar na educação básica, onde se defrontará com indivíduos em diferentes estádios de desenvolvimento e que em um mesmo grupo de alunos de uma sala de aula eles estarão aptos ou não para operar sobre determinadas formas do ensino. Se o futuro professor está se conscientizando de que o desenvolvimento do conhecimento é diferente do processo de aprendizagem, como irá adequar suas estratégias de ação no processo de ensino. Como o projeto Prodocência poderá contribuir para esta reflexão, para que o licenciando não reproduza aulas que “recebeu” e que não irão desencadear em seus alunos um processo de aprendizagem, um processo de assimilação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário