segunda-feira, 13 de setembro de 2010

EAD combina com Piaget (Rev. Michele )

Por Daniel C. Tavares

Jean Piaget desenvolveu a teoria da Epistemologia Genética, teoria fundamentada nos conceitos de apriorismo e empirismo. Piaget não considerava o conhecimento de maneira intrínseca ao próprio ser, como rotula o apriorismo, nem mesmo o conhecimento decorrente por inteiro das observações do ambiente a sua volta, como postula o empirismo. Segundo Piaget, o conhecimento é provocado através de um intercâmbio do sujeito com o seu meio, a partir de mecanismos nele existentes, constituído no alcance de conhecimentos pautados em estruturas cognitivas e a sua relação com os objetos.

O texto sugerido para leitura define como desenvolvimento ontogenético do pensamento racional a relação entre três elementos. O primeiro componente seria a ação, definida pela relação entre as formas biológicas e as formas de pensamento, ambas combinadas constituem formas de pensamento. O segundo elemento é constituído por esquemas, considerado o fator essencial das formas de pensamento pode-se definir uma composição cognitiva, ou molde de comportamento ou pensamento, emergente da relação de unidades mais simples e iniciais em um todo mais amplo, mais arranjado e mais complexo. Desse formato, apresentamos a definição de esquemas como não fixos e mudam continuamente ou tornam-se mais refinados. O terceiro elemento é a estrutura, as estruturas são formadas por combinações de esquemas para distintas finalidades, quando falamos em assimilação o individuo utiliza estruturas já formadas como parte do processo.

O ensino a distancia apresenta características variantes de acordo com o contexto e com os meios utilizados para sua concretização, sendo fundamental o uso de pressupostos teóricos orientando a sua utilização. Piaget baseia sua doutrina através do intercâmbio do sujeito (homem) com o objeto (meio-físico-social), a obtenção está pautada no método de equilibração e considera as suas aprendizagens antecedentes, a partir de novas ocorrências. O uso de práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo, no qual a tarefa do professor não pode ser exclusivamente transmitir o conhecimento, mas provocar a sua construção. Utilizando esta teoria em EAD, podem-se destacar algumas práticas utilizadas: Liberdade para quando e como aprender, relação entre o aprender e o aprendido, professor e tutores como mediadores e facilitadores do conhecimento.

Mais uma vez constatamos este fato, ambientes virtuais de aprendizagem apenas nos fornecem ferramentas e meios de contato com os alunos, a transmissão do conhecimento e o uso de pressupostos metodológicos são escolhidos de acordo com a aspiração dos facilitadores.


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