domingo, 24 de outubro de 2010

Respostas de Cristina para Susi

1) De que forma o Método Clínico contribuiu na pesquisa realizada? Cuidado para que perguntas muito abertas não gerem qualquer resposta.
É através do Método Clínico que o experimentador/investigador poderá explorar o pensamento do sujeito que está sendo investigado, de modo a mobilizar suas operações na construção de uma significação mais elaborada do problema apresentado. O Método Clínico permite captar o movimento do pensamento, registrar a significação atribuída ao problema e evidenciar os processos e as operações mentais que o sujeito esta realizando. <- Ok :)

2) Identifique os índices de juízo considerados pelos sujeitos da pesquisa em cada um dos quatro modelos de significação. Judiaste nessa Suzi. Será que podemos retomar durante a aula essa questão?

1º Modelo de Significação: Juízo Unidimensional - Neste, o sujeito tem um modelo de significação muito simples, interpreta o problema sob um único ponto de vista, utiliza um índice unidimensional e usa esse referencial para emitir um juízo.

2º Modelo de Significação: Compreensão Qualitativa - Neste, o sujeito usa a percepção como índice para seu juízo e a inferência sustenta suas condutas.

3º Modelo de Significação: Correção pelo Cálculo - Neste, o sujeito usa o cálculo para construção do seu juízo corrigindo a inferência feita pela percepção.

4º Modelo de Significação: A Métrica - Neste, o sujeito busca distintos índices de juízo para testar suas hipóteses e é mais capaz de exercer regulações. A situação de conflito desencadeia a busca de novos parâmetros de juízo e exerce uma regulação capaz de corrigir inferências anteriores e reorganizar as inferências futuras. O sujeito é capaz de significar o problema à medida que atua sobre ele e usa o cálculo como juízo de avaliação.

Excelente respsota Cristina.
3) A partir do texto, em especial o trecho destacado abaixo, comente sobre as dificuldades de aprendizagem enfrentadas em sala de aula pelos estudantes:
"É possível solucionar um problema que o professor propõe "pegando" o número de um lado e multiplicando pelo número do outro lado. Mesmo quando o sujeito domina o cálculo com relativa facilidade isso não é garantia de que compreende ou que possa vir a compreender as relações envolvidas." p.126

Penso que muitos professores estão mais preocupados que seus alunos saibam “usar” determinado algoritmo do que fazê-los compreender as relações que aqueles cálculos envolvem. Para estes é o bastante que seus alunos repitam satisfatoriamente as operações e alcancem resultados positivos nas avaliações. O professor precisar ter tempo e atenção para com seus alunos para fazê-los construir suas significações sobre os cálculos que estão realizando, para que operem sobre eles e que isto lhes cause perturbações até alcançarem seu aprendizado. Em sala de aula dificilmente os alunos são levados a desafios para que possam construir significações. Assim o professor teria que ter mais tempo para conhecer seus alunos, ter dedicação para com eles, estar preparado metodologicamente para trabalhar os conteúdos e despertar o interesse dos alunos para os assuntos estudados. Ok


4) De que forma os algoritmos contribuíram para a construção da explicação a respeito do problema analisado? Essa pergunta é capciosa hein.

O algoritmo pode ser um elemento importante para fomentar a troca de juízos qualitativos por quantitativos. Em alguns modelos de significação a utilização do algoritmo leva o sujeito a criar relações entre os objetos e os cálculos, e questionar-se com as inferências anteriores, obtidas dos objetos, podendo ser levado a perturbações e correção de erros de inferências baseadas na percepção. Boa saída.


Boas respostas Cristina. Suzi, traga algumas questões para a aula, principalmente a 2


Abraços gurias.

JA

Nenhum comentário:

Postar um comentário