sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cláudia responde para Giulia!!

Nossa amiga que perguntinhas hahahahahhah

Não sei se consegui te responder heheheh

1-De que maneira as estruturas lógicas influenciam nas diversas maneiras dos sujeitos assimilarem e compreenderem conteúdos matemáticos? Poderia extrapolar e dizer que isso se refere não só aos conteúdos matemáticos, mas a influêencia sobre qq tipo de contéudo.

A maioria dos alunos apresenta dificuldades em matemática, principalmente porque os professores abordam os conteúdos , nesse caso os cálculos, fazendo com que o aluno perceba os conceitos apenas utilizando as fórmulas.<- Percebam os conceitos ou apenas os procedimentos para realiar o cálculo? Os conteúdos são estruturados pelas operações lógico-matemáticas. Porém quando o sujeito se depara com a realidade necessita organizar-se em função dos significados. Pois assim eles se tornam capazes de refletir , desenvolver e resolver as questões propostas. Cláudia, fugiste da pergunta, pois a Giulia queria saber sobre as estruturas.

2) As experiências individuais dos sujeitos influenciam nos processos de significação dos conteúdos? hummmm
Sim , porque como coloca o autor do texto - O modelo de significações pode ser entendido sob a perspectiva do conjunto de implicações significantes que o sujeito elabora para interpretar a realidade, ou seja, dependendo das vivências, das experiências, de cada sujeito ele vai formular hipóteses e consequentemente respostas. Por exemplo cada aluno pode interpretar de forma diferente e nem sempre chegar a resposta desejada, mas isso não quer dizer que não esteja acontecendo um processo de aprendizagem. O que deveria ser feito a partir daí, seria criar condições para que esse aluno possa reorganizar suas estruturas. Ok

3) Por que o autor não abriu mão de incluir o Método Clínico de investigação na pesquisa realizada?

Porque com o método clínico o pesquisador consegue explorar o pensamento do sujeito, oferecendo contra-sugestões e situações de conflito. Fazendo com que o pesquisado consiga uma construção significativa mais elaborada do problema. O que provavelmente não seria possível em um método de pesquisa com estrutura fechada.ok

4) O autor quando cita Piaget (1977), considera que: "Uma perturbação pode ser responsável pelo surgimento de uma regulação e quanto mais ativa esta for, mais apresentará compensação à perturbação que lhe deu origem. As regulações ativas implicam escolhas, o que supõe uma consciência das possibilidades, podendo desdobrar até à tomada de consciência das coordenações.

O sujeito é capaz de construir implicações e desenvolver maiores inferências sobre um problema matemático quando valem-se da abstração empírica?

Sim. Se o algoritmo for trabalhado num processo de memorização, ocorre o que o autor chama de identificação de uma lei que interpreta a regularidade dos fatos. Os sujeitos são capazes e construir implicações e desenvolver maiores inferências, a partir do momento que pensam o problema, refletem sobre os conteúdos (significação dos conteúdos) e elaboram suas respostas. É necessário proporcionar ao aluno condições para que ele possa fazer essas reflexões, mas sempre respeitando os estágios (estádios) desse aluno. E como ficaria a relação disso com a abstração reflexionante? Podemos discutir isso na aula.


Giulia, cuidado para não fazer perguntas que permitam qq resposta. Tem coisas boas nas tuas intenções, mas cuidado ao elaborar o quesitonamento.


Cláudia.tudo ok


JA


Amiga bom final de semana..

bjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário