quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fabrício responde para Raquel

1 1) Defina Método Clínico e como este contribuiu para a pesquisa do artigo? <- ok

A partir do método clínico o entrevistador tem a possibilidade de explorar, gerando situações de conflito, o pensamento do sujeito. Fazendo com que este produza uma reflexão sobre o seu pensar, construindo, ou pelo menos tentando, uma nova forma de ver o problema. Creio que, ao colocar o sujeito em conflito, este método contribuiu à pesquisa mostrando que, mesmo em sujeitos “estudados”, podemos perceber a falta de relações ditas simples dentro da matemática. Tua resposta é muito boa sobre a contribuição, mas faltou fazer a definição que a tua avaliadora solicitou.

2) De acordo com a sua área de atuação como os resultados do artigo te auxiliam? <- Pergunta muito aberta corre o risco de receber qq resposta.

Como o estudo foi realizado diretamente na minha área de trabalho, creio que este ajuda a perceber que nem sempre os estudantes entendem as relações existentes entre um e outro, qual um e qual outro? ou até mesmo a não existência de relações! Creio que esta pesquisa foi de uma significante importância para que quando trabalhe com estes conceitos reveja os procedimentos e a forma de abordagem deste assunto

3) Os conhecimentos prévios dos alunos podem interferir no modo de significação dos conteúdos?

Como diz no próprio texto, “um modelo de significação pode ser entendido sob a perspectiva do conjunto de implicações significantes que o sujeito elabora para interpretar a realidade”, ou seja, ele elabora implicações para interpretar a realidade, mas para que ele possa fazer esta elaboração é necessário que o sujeito possua conhecimentos prévios. ok

4) No quarto modelo, a métrica, ocorreu aprendizagem? essa pergunta é capciosa. Ocorreu aprendizagem em relação a que? Ao modelo anterior ou durante a atividade?

Acredito que sim, pois os sujeitos conseguem organizar e generalizar seus resultados. Possuem capacidade de avaliar e reavaliar os cálculos feitos! Retornando ao problema com maior experiência e uma visão diferente do problema.<- Será só resultado da expeirência? Que tipo de experiência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário