Questões propostas sobre o texto:
1)A comum afirmação dos professores universitários, e mesmo os que atuam no ensino médio, de que “falta base” para os alunos aprenderem conteúdos mais complexos da área da matemática nos faz pensar na forma como se pensa que esses conhecimentos são adquiridos pelo aluno. Segundo sua leitura do texto, como podemos pensar essa afirmação dos professores? (De fato sem conhecimentos de base os alunos que chegam a universidade não conseguirão aprender outros conteúdos mais complexos? Ou ela diz respeito a um mito presente nas concepções de alguns professores universitários? Ou você tem outra opinião a respeito?)
2)Segundo Piaget, aproximadamente aos 11 – 15/16 anos, o sujeito estará no estádio operatório formal, ou seja, terá condições cognitivas de fazer raciocínios hipotéticos-dedutivos, operações formais da matemática, utilizar a lógica para resolver problemas. Somente pelo fato de ele ter já construído a estrutura lógico-matemática, podemos inferir que ele deva saber resolver problemas, por exemplo, os propostos pelos testes de geometria plana aplicados pelo autor do texto? (Os sujeitos que não resolveram satisfatoriamente as questões, pode-se afirmar que foi pelo fato de não estarem no estádio operatório formal?)
3) De acordo com o texto, com a figura 1 – modelos de significação (p. 103) bem como nesta afirmação: “No caso do adulto, mesmo que a estrutura possa fornecer às operações suas formas de organização mais sofisticadas, é necessário que se construam conexões entre significados sob a forma de modelos, que atribuam sentido às situações.” (p. 103), como podemos compreender o papel dos modelos de significação nas operações dos sujeitos quando tentavam resolver os problemas de geometria plana propostos pelo entrevistador?
4) “Uma perturbação pode ser responsável pelo surgimento de uma regulação e quanto mais ativa esta for, mais apresentará compensação à perturbação que lhe deu origem. As regulações ativas implicam escolhas, o que supõe uma consciência das possibilidades, podendo se desdobrar até à tomada de consciência das coordenações (Piaget, 1977)”. (p. 126) Que relação você estabelece entre o que está dito anteriormente na citação com o uso de problemas para o ensino de matemática no ensino fundamental? Que argumentos, retirados do texto, você pode utilizar para defender sua resposta?
2)Segundo Piaget, aproximadamente aos 11 – 15/16 anos, o sujeito estará no estádio operatório formal, ou seja, terá condições cognitivas de fazer raciocínios hipotéticos-dedutivos, operações formais da matemática, utilizar a lógica para resolver problemas. Somente pelo fato de ele ter já construído a estrutura lógico-matemática, podemos inferir que ele deva saber resolver problemas, por exemplo, os propostos pelos testes de geometria plana aplicados pelo autor do texto? (Os sujeitos que não resolveram satisfatoriamente as questões, pode-se afirmar que foi pelo fato de não estarem no estádio operatório formal?)
3) De acordo com o texto, com a figura 1 – modelos de significação (p. 103) bem como nesta afirmação: “No caso do adulto, mesmo que a estrutura possa fornecer às operações suas formas de organização mais sofisticadas, é necessário que se construam conexões entre significados sob a forma de modelos, que atribuam sentido às situações.” (p. 103), como podemos compreender o papel dos modelos de significação nas operações dos sujeitos quando tentavam resolver os problemas de geometria plana propostos pelo entrevistador?
4) “Uma perturbação pode ser responsável pelo surgimento de uma regulação e quanto mais ativa esta for, mais apresentará compensação à perturbação que lhe deu origem. As regulações ativas implicam escolhas, o que supõe uma consciência das possibilidades, podendo se desdobrar até à tomada de consciência das coordenações (Piaget, 1977)”. (p. 126) Que relação você estabelece entre o que está dito anteriormente na citação com o uso de problemas para o ensino de matemática no ensino fundamental? Que argumentos, retirados do texto, você pode utilizar para defender sua resposta?
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