1)A comum afirmação dos professores universitários, e mesmo os que atuam no ensino médio, de que “falta base” para os alunos aprenderem conteúdos mais complexos da área da matemática nos faz pensar na forma como se pensa que esses conhecimentos são adquiridos pelo aluno. Segundo sua leitura do texto, como podemos pensar essa afirmação dos professores? (De fato sem conhecimentos de base os alunos que chegam a universidade não conseguirão aprender outros conteúdos mais complexos? Ou ela diz respeito a um mito presente nas concepções de alguns professores universitários? Ou você tem outra opinião a respeito?) Podemos discutir essa questão na aula? Está ótima.
Na verdade essa afirmação não é presente na fala apenas dos professores universitários, mas de muitos professores da educação básica, principalmente os de Matemática. Essa afirmação diz respeito a um mito presente nas concepções de professores que acreditam que tudo o que é ensinado pelo professor, é aprendido pelo aluno, o que não se confirma na prática. E.....?
2)Segundo Piaget, aproximadamente aos 11 – 15/16 anos, o sujeito estará diria "poderá", haja visto que não depende só da maturação no estádio operatório formal, ou seja, terá condições cognitivas de fazer raciocínios hipotéticos-dedutivos, operações formais da matemática, utilizar a lógica para resolver problemas. Somente pelo fato de ele ter já construído a estrutura lógico-matemática, podemos inferir que ele deva saber resolver problemas, por exemplo, os propostos pelos testes de geometria plana aplicados pelo autor do texto? (Os sujeitos que não resolveram satisfatoriamente as questões, pode-se afirmar que foi pelo fato de não estarem no estádio operatório formal?) Ótimo pergunta.
Não, pois apesar do teste ter sido realizado por adultos, eles não tinham as estruturas “preparadas” para resolver os desafios propostos pelos testes. No entanto, a partir da situação de conflito, proporcionada pelo método clínico, alguns sujeitos passaram de um estágio menos evoluído, no quesito aprendizagem, para um mais evoluído. Logo essa pode ser uma resposta possível. Robson, aqui poderias ter respondido que pelo fato de serem adulto não significa que sejam formais, haja visto que os estádios não dependem só das idades. Poderia também dizer que mesmo SENDO formais, faltam outros fatores, tal como a experiência lógico-matemática.
3) De acordo com o texto, com a figura 1 – modelos de significação (p. 103) bem como nesta afirmação: “No caso do adulto, mesmo que a estrutura possa fornecer às operações suas formas de organização mais sofisticadas, é necessário que se construam conexões entre significados sob a forma de modelos, que atribuam sentido às situações.” (p. 103), como podemos compreender o papel dos modelos de significação nas operações dos sujeitos quando tentavam resolver os problemas de geometria plana propostos pelo entrevistador?
Os modelos de significação dos sujeitos são, segundo o texto, conexões entre significados sob a forma de modelos, que atribuem sentido às situações. A pergunta era sobre o "papel".
4) “Uma perturbação pode ser responsável pelo surgimento de uma regulação e quanto mais ativa esta for, mais apresentará compensação à perturbação que lhe deu origem. As regulações ativas implicam escolhas, o que supõe uma consciência das possibilidades, podendo se desdobrar até à tomada de consciência das coordenações (Piaget, 1977)”. (p. 126) Que relação você estabelece entre o que está dito anteriormente na citação com o uso de problemas para o ensino de matemática no ensino fundamental? Que argumentos, retirados do texto, você pode utilizar para defender sua resposta?
A utilização de problemas no ensino da Matemática “convida” o aluno a buscar uma estratégia de resolução da problemática em questão. Dessa forma, o estudante é colocado em uma situação de conflito.<- nem sempre está em conflito, mas, na maioria das vezes, está em ação. Se o estudante não ainda não tiver as estruturas necessárias para resolver o problema, na tentativa de encontrar uma solução para o problema, vai construir essa estrutura e, conseqüentemente, avançar para um estágio de maior nível de aprendizagem.
Perguntas difíceis, L Hehe, um forte abraço.
Roberta, sugiro trazer essas perguntas para a aula. Robson, preciso que desenvolva, em próxima oportunidade, mais as tuas respostas.
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